terça-feira, 12 de junho de 2012

Sociedade se mobiliza para colaborar com a Segurança Pública


A Associação Comercial e Industrial de Carangola promoveu, no dia 17, em sua Sede, com início às 16 horas, uma reunião para tratar da questão da Segurança Pública no Município, quando estiveram presentes cerca de 20 pessoas, entre elas Políticos, Religiosos, Jornalistas, Policiais Civis e Militares e Empresários.
A reunião, realizada por Ney Sebastião de Oliveira Lemos, Presidente da ACIAC, teve na mesa como Debatedor e Apresentador do quadro da Segurança Pública em Carangola o Major André de Sá, que lembrou que o índice de criminalidade em Carangola é considerado um dos menores da região e que muitas vezes, face às constantes inserções nos meios de comunicação de massa sobre a criminalidade no Brasil, causam uma sensação de insegurança.
Major André disse que o número de policiais lotados na 75ª Cia. está de acordo com o índice de criminalidade, apesar de reconhecer que há necessidade da ampliação do Contingente e anunciou que estão sendo realizadas ações de parceria com a comunidade no sentido de integrar mais a sociedade à Segurança Pública e que os Registros de Eventos de Defesa Social - “REDS” - deverão ser realizados nas dependências da Rodoviária de Carangola, o que facilitará e agilizará os serviços, além de dar maior segurança àquele local.
Também foi colocado que a sociedade está pronta a colaborar com a Polícia Militar e a Polícia Civil, sendo sugerido, inclusive, que sejam colocados civis em determinados Setores do Serviço Burocrático da Cia. para que mais policiais venham para as ruas, da mesma forma que foi sugerido que seja encaminhado ao Secretário de Segurança Pública Ofício solicitando que a guarda de cadeia seja feita por Agentes Penitenciários, e desta forma, outros Policiais Militares que lá estão também sejam transferidos para o serviço de rua.
Foram apresentadas algumas sugestões que dependerão de autorização específica. Entre elas, monitoramento do centro comercial por câmeras de vídeo integradas à Cia, o patrulhamento noturno por civis, campanhas de integração junto à população, fortalecendo a parceria entre esta e a PM.
Major André lembrou da importância do cidadão participar, denunciar e cobrar, quando necessário, ações quer da PM, da Prefeitura, do Ministério Público e da Justiça, citando o caso de uma cidadã que encaminhou Ofício aos referidos órgãos sobre a tomada das Vias Públicas por Concessionárias de Automóveis na Avenida Capitão Antônio Carlos de Souza, quando todos os órgãos comunicados tomaram as devidas providências, autuando aqueles que descumpriam as normas legais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário