terça-feira, 12 de junho de 2012

MP condena a política do “pão e circo” e lembra que o povo deve escolher pessoas com capacidade e moral


Dra. Cristiane garante que MP vai fiscalizar
com rigor as Eleições 2012.

Em reunião realizada no dia 18 com início às 13: 30 h. no Salão do Júri do Fórum Xenofonte Mercadante, em Carangola, a Promotora Eleitoral da 69ª Zona, Drª. Cristiane Campos Amorim Barony apresentou, a representantes políticos, Diretores Escolares e membros do Clero dos Municípios de Carangola, Faria Lemos, Fervedouro e São Francisco do Glória e Imprensa, o Projeto “Voto consciente - Eleições 2012: o que você tem a ver com a corrupção?” do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, implantado através da Coordenadoria de Planejamento Institucional, lembrando que tal projeto teve início em Candeias e trata-se de um Projeto Social.
Em sua fala, a Promotora de Justiça Eleitoral lembrou que a corrupção está inserida em pequenas ações como furar uma fila, guardar um troco a mais, etc e que cabe a cada um, como cidadão, dar um basta à corrupção.

Drª. Cristiane lembrou que “a política do pão e circo - festa e comida” - é uma forma de corrupção eleitoral e adiantou que o povo deve escolher pessoas com capacidade, mas, acima de tudo, com capacidade moral. O que é necessário é que o povo acompanhe o trabalho dos Vereadores nas Câmaras Municipais, pois “o voto é o instrumento de mudança” .
A Promotora foi categórica ao ressaltar que “as pessoas que descumprem as regras durante o processo eleitoral demonstram que, quando, e se estiverem no poder, vão agir da mesma forma”, enfatizando “quem compra voto vai querer o seu dinheiro de volta”.

A Juíza de Direito Dra. Fabiana
parabenizou a iniciativa do MP.
“O que o Ministério Público quer hoje é levar a seriedade e a honestidade do ambiente doméstico ao ambiente eleitoral” anunciou Drª. Cristiane, ressaltando: “se fizermos um pacto pela honestidade poderemos mudar este quadro do homem brasileiro”.
Segundo a representante do Ministério Público, “quem não tem capacidade para administrar a própria vida não pode administrar a vida do outro”. Para agir em nome da Lei e da Justiça “o MP depende da denúncia do cidadão e quem a fizer estará colaborando com a Justiça”.

A Promotora apresentou um orçamento para confecção de cartazes e adesivos para conscientização da população com relação à eleição e à corrupção, deixando bem claro que o Ministério Público está “com atenção redobrada e pronto para atuar com rigor nas próximas Eleições”. O Tenente PM Marcelo sugeriu que o MP apresentasse, através do CONSEP, um projeto da campanha para a gráfica O Lutador, que está sempre pronta a acolher projetos desta natureza.
A Juíza Diretora do Fórum de Carangola, Drª. Fabiana Cristina Cunha de Lima Brum, parabenizou o trabalho apresentado pelo Ministério Público através da Drª. Cristiane e também a Drª. Edna Márcia Lopes Caetano, Juíza Eleitoral da 69ª Zona, lembrando que é “unindo forças com a sociedade que vamos combater a corrupção. Estamos vendo o quanto a sociedade clama pelo combate à corrupção”.

Momento em que Irmã Leonice
assinava o Termo de Adesão.
Ao término da reunião, Drª. Cristiane lembrou que o Ministério Público irá fazer um Concurso de Redação e premiar as 3 melhores redações sobre corrupção eleitoral. A seguir, representantes de Entidades e Veículos de Comunicação como o Jornal Folha da Mata, a Escola Servita Regina Pacis, Câmaras Municipais e Prefeituras da região assinaram um termo de adesão ao Projeto “Voto Consciente  - Eleições 2012: o que você tem a ver com a corrupção?” cujo objetivo “é conscientizar o cidadão em geral sobre as boas práticas eleitorais e aos efeitos nefastos da corrupção eleitoral, com foco no combate à compra de votos, uso da máquina pública nas Eleições e financiamento irregular de campanhas eleitorais” além de divulgar, “dentro da possibilidade de seus recursos humanos e financeiros, o Projeto” e, por fim,  “buscar o desenvolvimento de instrumentos de ações preventivas por meio de ações educativas no intuito de reforçar o comportamento ético e honesto dos cidadãos, candidatos e partidos políticos, com vistas a evitar atos viciosos das Eleições”.
Albino Neves, Diretor da Folha lembrou que o cerco está se fechando contra os políticos corruptos com a implantação da nota fiscal eletrônica e com o anúncio do Tribunal de Contas de Minas Gerais de que, provavelmente, a partir do próximo ano as contas dos 853 Municípios mineiros serão fiscalizadas diariamente e que qualquer indício de vício, desvio ou corrupção será detectado e o TCE/MG deverá encaminhar técnicos às Prefeituras e Câmaras a fim de averiguar a situação.
Em resposta à questão levantada pelo Diretor da Folha, o Vereador Carlos Benedito, Presidente da Câmara Municipal de Carangola adiantou que aquela Casa Legislativa “está à frente na integração com o sistema a ser implantado, tendo em vista que hoje, na mesma hora em que é feito um projeto ele é lançado no sistema”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário