sábado, 30 de junho de 2012

A Justiça Eleitoral tem demonstrado que não está de brincadeira


Peritos nas artes das traquinagens, muitos políticos parecem não estar preocupados com os avisos da Justiça Eleitoral de que as próximas Eleições serão acompanhadas e fiscalizadas com rigor. Acreditam que por mais "abertos" que possam estar os "olhos" da justiça, sempre haverá um "jeitinho" de burlar a Legislação Eleitoral. Muitos ainda crêem que "a justiça é cega", tendo em vista que ela sempre está "um passo atrás do criminoso", já que só é acionada depois que o crime acontece.
Os políticos profissionais não acreditam que possam ser pegos com "a boca na botija". Afinal, nem todos são tão tolos quanto aqueles que já foram cassados por crime de corrupção eleitoral, alguns deles por terem seguido a cabeça de desajustados que achavam que poderiam colocar marcas identificando os pertencentes a determinada corrente política e que aquilo passaria por despercebido. Esses são chamados de os verdadeiros "gênios trapalhões".
Pois bem, alguns candidatos acreditam que, mesmo vindo de terras estranhas, onde residem, fazem suas declarações de renda e tem vínculos permanentes, chegarão como verdadeiros "salvadores da pátria" em busca do voto do eleitor menos esclarecido, com o apoio e aquiescência de cabos eleitorais e candidatos a Vereadores especializados na arte de "mamar nas tetas" e que ora estão aqui, ora acolá, sempre buscando um jeito de a vida se arrumar.

Acreditam os artífices da malandragem política, que poderão comprar votos com diversas formas de agrado, camuflando os gastos de campanha que depois deve ser fechado conforme determina a Lei. Do que tem gente se esquecendo é que com a nota fiscal eletrônica, as contas específicas de gasto de campanha e a fiscalização de uns partidos para com os outros, tais maquiavelismos podem cair por terra.
A Justiça Eleitoral de norte a sul do país tem demonstrado que não está de brincadeira, pois muitos políticos já foram cassados por corrupção eleitoral e pelo mau uso do dinheiro público. Portanto, é bom que os candidatos fiquem de olhos abertos, pois a justiça já o está.
Com a estipulação da Lei de que é necessário que cada partido tenha no mínimo 70 % de candidatos de um sexo e 30% de outro, já existem articuladores políticos pensando em colocar a mãe, a tia, a mulher, a empregada, a vizinha e outras mais para serem candidatas, sem sair em campanha e que muitas vezes não terão nem o seu próprio voto. Ledo engano do partido que assim agir, pois na hora da computação dos votos certamente a Justiça Eleitoral verá que ali houve má fé e tentativa de burlar a Lei.
Prefeitos, Presidentes de Câmaras e Vereadores também devem  estar atentos, pois o uso da máquina pública para fazer campanha eleitoral é crime e aquele que age desta forma poderá ter cassado seu registro ou mesmo ser cassado antes de ser empossado.
E a política do "pão e circo"? Em alguns Municípios ela chega a ser gritante. É tão escancarada quanto "porta de presídio" em dia de fuga. Pode faltar Assistência Médica, a Saúde pode não estar tão bem no Município, pode faltar qualidade na Educação, pode faltar de tudo, menos pão e circo para atrair o eleitor da terra e os estrangeiros.
Outros políticos mais velhacos acreditam que se forem pegos com a boca na botija em primeira instância, quando recorrerem aos Tribunais Estadual e Federal  usarão a força de seus padrinhos políticos, não importando se eles são mais sujos que pau de galinheiro ou não.
É... A justiça deverá ter muitos olhos para conter a astúcia, a audácia, a má fé e todas as traquinagens dos peritos em política e eleição e também contar com o apoio do eleitor, dos partidos e de toda a população.
Isso tudo não quer dizer que o povo não deva ter esperança, tendo em vista que "a esperança é a última que morre", e, com a implantação da nota fiscal eletrônica e o controle que está sendo preparado pelo Tribunal de Contas dos Estados, qualquer passo em falso pode resultar em cassação de mandato imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário