quarta-feira, 3 de abril de 2013

Prefeitos lutam pelo funcionamento do Aeroporto Regional Parque do Caparaó


Prefeitos de vários Municípios da região estiveram reunidos no dia 12 realizando uma mobilização no Aeroporto de Santo Amaro, traçando um projeto e documento a ser encaminhado ao Governador Antônio Anastasia solicitando investimentos na ordem de R$ 3,5 milhões para que aquele Aeroporto possa ter vôos comerciais. O recurso deve ser usado na aquisição de um carro contra incêndios, pórtico detector de metais, aparelho de Raio-X e instalação de sinalização de pista.

O Aeroporto inaugurado em 2007, com a presença do então vice-Presidente da República José de Alencar e do então Governador Aécio Neves, está localizado no Distrito de Santo Amaro de Minas, pertencente ao Município de Realeza.

A inauguração do Aeroporto representou  uma grande esperança para a economia regional, principalmente para o Setor Turístico, tendo em vista que a região possui dois produtos formatados que são o Pico da Bandeira, dentro do Parque Nacional do Caparaó e o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, rota de peregrinação que tem início em Tombos e Termina no Pico da Bandeira e que em 2011 recebeu um prêmio por ser um dos 9 casos de sucesso no Brasil, prêmio esse que o Presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz, Albino Neves, recebeu do então Ministro do Turismo Pedro Novaes por ocasião do 6º Salão de Turismo Roteiros do Brasil, realizado no Anhembi, em São Paulo.

 
Prefeitos e lideranças políticas e
empresariais reunidas no Aeroporto.
A mobilização dos Prefeitos foi encabeçada pelo Prefeito Nailton Heringer, de Manhuaçu, e dela participaram os Prefeitos Daniel Sathler (Alto Jequitibá), José Gomes (Alto Caparaó), Wanderson Teixeira (Caputira), Luis Cesar Ricardo Soares (Carangola), Lúcio dos Santos (Lajinha), José Carlos (Luizburgo), Darci Braga (Manhumirim), Ademir Conrado (Martins Soares), Ederaldo de Souza (Orizânia), Eunice Soares (Pedra Dourada), João do Açougue (Santana do Manhuaçu), Geraldo Leão (Santa Margarida), João Batista (São João do Manhuaçu), Marinalva Ferreira (Simonésia) e Waldinei Chicareli (Vieiras). O documento manifesto foi dirigido ao Governador Anastasia, lembrando da importância do nome fantasia dado pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - de Aeroporto Regional Parque do Caparaó. Também foi lembrado que já foram investidos mais de R$ 8,5 milhões na construção e estrutura física do Aeroporto que vai servir, tão logo seja colocado em operação de vôos regulares num raio de 100 quilômetros.

Outro argumento usado no manifesto foi lembrar que o Aeroporto está localizado a cerca de 4 quilômetros de duas importantes Rodovias Federais, as BR's 116 e 262, bem como  a significativa produção cafeeira e as diversas indústrias e exportadores que representam uma parcela significativa na arrecadação do ICMS para o estado.

Um dos desbravadores do turismo regional, sócio do grupo Caparaó Parque Hotel, Dr. Ronald Gripp, destacou que  o funcionamento do Aeroporto com vôos regulares vai representar  um crescimento significativo do turismo no Parque Nacional do Caparaó e circunvizinhança.

Para Albino Neves, Presidente da ABRALUZ, a implantação de vôos regulares naquele Aeroporto vai proporcionar o incremento do turismo regional e do Caminho da Luz, que tanto espaço tem ocupado na mídia nacional, difundindo as belezas, atrações turísticas, culturais e históricas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário