quarta-feira, 3 de abril de 2013

Estadualização da Fafile/UEMG desponta como realidade e vai trazer benefícios para estudantes de toda a região


Reunião dos Presidentes das Fundações com o Secretário Nárcio Rodrigues para elaborar o documento.
 
O Governador Antônio Anastasia discutiu dia 19 com o Presidente da Fundação Fafile, Professor Braz Cosenza, que estava acompanhado por uma comitiva de alunos e Professores da Favale, a proposta de um Projeto-Lei sobre o processo de estadualização das Instituições Associadas a serem incorporadas pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.

Além de Braz e comitiva estavam presentes à reunião o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, o Reitor da UEMG, Dijon Moraes e os Presidentes das Unidades Associadas.


O processo de estadualização já se arrasta  há mais de 20 anos e, segundo Braz, "agora a luz que existia no fundo do túnel se mostra um sol da redenção para as Instituições Associadas, graças ao trabalho do Secretário Nárcio, do Reitor Dijon e, acima de tudo, da vontade política e determinação do Governador Antônio Anastasia".


Membros da Fundação Fafile com Braz Cosenza
na Cidade Administrativa, em BH.
Braz disse ainda que a proposta inicial é de que haja remanejamento de recursos remanescentes do Pró UEMG (sistema de bolsas que oferece até 60% de desconto para estudantes) a fim de oferecer suporte financeiro às Unidades menores. A estadualização de todas as Unidades Associadas vai significar, segundo informou o Presidente, oferecer Ensino Superior gratuito para cerca de 20 mil alunos em todo estado. "Este é um momento histórico depois de uma longa luta e esses dois últimos anos foram decisivos para consolidação da UEMG", ressaltou o Professor Braz Cosenza, que lembrou que o então Deputado Nárcio Rodrigues, por ocasião da candidatura ao governo de Minas do atual Governador Antônio Anastasia entregou nas mãos do candidato o projeto de estadualização, tendo este na época assumido compromisso de o transformar em realidade, "compromisso este que está perto de se concretizar".

O projeto elaborado e discutido com o Governador Antônio Anastasia como proposta de Projeto-Lei será encaminhado pelo Governador à Assembléia Legislativa no início do mês de abril a fim de regulamentar requisitos e procedimentos a serem adotados pelas Instituições.

Os Presidentes e representantes das Fundações sediadas em Campanha, Carangola, Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba e Passos saíram da reunião com o Governador Antônio Anastasia com "um brilho especial em seus olhares" lembrou Braz Cosenza, pelo fato de o sonho estar se tornando realidade.

O Secretário Nárcio Rodrigues fez uma menção especial ao Governador Antônio Anastasia que, de forma determinante e exemplar, está colocando em prática o compromisso feito com ele e com todas as Instituições Associadas e, após reconhecer os esforços do Governo de Minas, destacou que "com esse passo vamos ampliar o horizonte de atuação da UMEG, dar um salto para a qualidade do ensino na Universidade, assim como no número de alunos que passará de 20 mil". Nárcio ressaltou ainda o papel estratégico da UEMG no desenvolvimento econômico do estado com um Ensino Superior de qualidade e lembrou que o Instituto de Energia Renovável e Edificações Sustentáveis (Bioerg) vai ser sediado pela Universidade.

Outra questão abordada durante o encontro foi o aproveitamento máximo de toda a estrutura da Universidade Aberta de Minas Gerais (Uaitec) como suporte para os cursos oferecidos pela UEMG, tendo o Secretário Nárcio ressaltado que a vontade é que todos os Municípios onde as Fundações tenham atuação recebam uma Unidade do programa, sendo que Ituiutaba e Passos já a possuem.

Além da assinatura do Projeto de Lei pelo Governador Anastasia, no início de abril os Presidentes das Fundações, as Sectes e a UEMG estarão apresentando documentos com o estudo do impacto que a estadualização vai causar, assim como um parecer legal e orçamentário para realização do processo e, segundo o Secretário Nárcio Rodrigues, a previsão é de que no final de 2013 algumas Fundações estejam com processo de estadualização finalizado.

"Enfim, o sonho está próximo de se tornar realidade e isso se deve a todos os Professores, alunos que não mediram esforços para ajudar a todos os Presidentes de Fundações na realização e concretização deste projeto que muito engrandecerá o Ensino Superior de Minas Gerais", ressaltou o Professor Braz Cosenza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário