quarta-feira, 3 de abril de 2013

Comandante programa reformas para o trânsito de Carangola


O Major Arlindo Rodrigues Florindo Jr., Comandante da 75ª Cia Especial de Polícia Militar, com Sede em Carangola, está realizando a reestruturação no trânsito do Município, desta feita em parceria com a Prefeitura Municipal de Carangola, órgão responsável pelo mesmo.

Segundo o Major Florindo "o trânsito constitui uma grande preocupação para a sociedade brasileira, pois os seus diversos atores (pedestres, ciclistas, condutores e outros), por falta de conhecimento, imprudência ou negligência, não obedecem às regras básicas estabelecidas para um convívio seguro, civilizado e humano no trânsito".


Major Florindo lembra que

"Todos somos responsáveis por

um trânsito mais seguro e humano".
 
O Major citou também as constantes tragédias geradas no trânsito devido a descasos, imprudências e irresponsabilidades, conforme noticiário da imprensa em geral e lembrou que a Lei 9.503/97 instituiu o novo Código de Trânsito Brasileiro - CTB - trazendo significantes avanços e representando um marco na história da Legislação sobre o assunto e que, paralelamente, vieram um grande número de resoluções aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito a fim de reforçar o CTB.

Para o Comandante é preciso que o cidadão tenha maior conhecimento do CTB, tendo em vista que pedestres, ciclistas e condutores de veículos automotivos tem direitos e deveres que devem ser observados e que a inobservância dos mesmos gera conflito e provoca acidentes. Os pedestres devem sempre, ao cruzar as vias, observar o fluxo de veículos, da mesma forma que deve utilizar os passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas para sua circulação. Já os condutores de veículos motorizados devem observar as placas de sinalização a fim de não burlarem a Lei para não serem penalizados com a aplicação de multas, a apreensão e remoção de veículos e ate mesmo a perda da Carteira de Habilitação. Da mesma forma os ciclistas devem entender que, apesar de o veículo não possuir motor, tem as mesmas obrigações de fluxo dos veículos motorizados, ou seja, não podem trafegar na contramão, pois não observando tal quesito legal, infringem a Legislação.

Em busca de garantir melhor qualidade no trânsito, a Policia Militar está ouvindo comerciantes, clientes, usuários das vias urbanas, objetivando montar um projeto para ser apresentado à Prefeitura Municipal.

Outra mudança que tem sido observada na área central/comercial de Carangola é a intensificação da ciclopatrulha, motopatrulha e patrulhamento a pé, visando prevenir furtos e roubos e também fortalecer a fiscalização quanto ao cumprimento das normas de trânsito. "Todos somos responsáveis por um trânsito mais seguro e humano" concluiu Major Florindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário