quarta-feira, 3 de abril de 2013

Papa Francisco dá exemplo de como deve agir um grande líder


Papa Francisco beija os pés de um detento de Roma.

Se a renúncia do Papa Bento XVI já foi uma demonstração para o mundo de como deve agir um verdadeiro líder quando não se encontra em condições de conduzir o "leme" da Instituição a qual lidera, a eleição de seu sucessor, o Papa Francisco, no dia 19 de março, reforçou os princípios que devem nortear a vida de um grande líder.

Em sua fala na Praça de São Pedro, o primeiro Papa latino-americano, o argentino Papa Francisco lembrou que, a exemplo de São Francisco de Assis, é preciso "ter respeito por toda criatura de Deus e pelo ambiente em que vivemos. Guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e cada uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração. Assim devem ser todos os cristãos. O Papa disse ainda que é necessário "cuidar uns dos outros na família: os esposos guardam-se reciprocamente, depois, como pais, cuidam dos filhos, e, com o passar do tempo, os próprios filhos tornam-se guardiães dos pais". Ser cristão "é viver com sinceridade as amizades, que são um mútuo guardar-se na intimidade, no respeito e no bem. Fundamentalmente, tudo está confiado à guarda do homem, e é uma responsabilidade que nos diz respeito a todos. Sede guardiães dos dons de Deus!.

E quando o homem falha nessa responsabilidade, quando não cuidamos da criação e dos irmãos, então encontra lugar a destruição e o coração fica ressequido. Infelizmente, em cada época da história, existem 'Herodes' que tramam desígnios de morte, destroem e deturpam o rosto do homem e da mulher".

Após tal exposição o Papa Francisco fez um apelo a todos: "por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejam guardiões da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo! Mas para guardar, devemos também cuidar de nós mesmos. Lembremo-nos de que o ódio, a inveja, o orgulho, sujam a vida; então guardar quer dizer vigiar sobre os nossos sentimentos, o nosso coração, porque é dele que saem as boas intenções e as más: aquelas que edificam e as que destroem. Não devemos ter medo de bondade, ou mesmo de ternura. A propósito, deixai-me apresentar mais uma observação: cuidar, guardar, requer bondade, requer ser praticado com ternura".

O Papa Francisco ainda lembrou sobre as palavras de Jesus, quando Mateus descreve no Juízo Final sobre a caridade: quem tem fome, sede, é estrangeiro, está nu, doente, na prisão. Apenas aqueles que servem com amor são capazes de proteger.

Ao final de sua mensagem, o Papa Francisco lembrou que guardar Jesus com Maria, guardar a criação inteira, guardar toda pessoa, especialmente a mais pobre, guardamos-nos a nós mesmos: eis um serviço que o Bispo de Roma está chamado a cumprir, mas para o qual todos nós estamos chamados, fazendo resplandecer a estrela da esperança, guardemos com amor aquilo que Deus nos deu! Peço a intercessão da Virgem Maria, de São José, de São Pedro, São Paulo, de São Francisco, para que o Espírito Santo acompanhe o meu ministério, e, a todos vós, digo: rezai por mim!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário