segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fafile UEMG, ensino de qualidade e gratuito


O Governador Anastasia anunciando
o envio da Lei à ALMG.
Depois de muito trabalho e determinação, a "luz do fim do túnel" do sonho que já se arrasta por mais de 20 anos da total absorção da Fafile pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, começa a aparecer um "novo sol", com a assinatura na primeira quinzena do mês de abril, pelo Governador Antônio Anastasia da mensagem e encaminhamento do Projeto de Lei à Assembléia Legislativa de Minas Gerais para absorver as Fundações dos Municípios de Campanha, Carangola, Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba e Passos à UEMG.


A assinatura aconteceu na Cidade Administrativa, Sede do Governo de Minas, na a presença dos Presidentes das Fundações, do Secretário de Estado de Ciência Tecnologia e
O Governador Anastasia esteve acompanhado
do Deputado Mário Heringer durante a Solenidade.
Ensino Superior Nárcio Rodrigues, do Reitor da UEMG Dijon Moraes Junior, do Deputado Federal Mário Heringer e diversos representantes das Entidades que serão absorvidas e membros do governo do Estado.
 
Ao assinar a mensagem, o Governador Anastasia lembrou aos presentes que esta é uma demanda que surgiu com a criação da UEMG em 1989, ressaltando a seguir que "desde lá até agora, decorridos quase 30 anos, tivemos muitas batalhas e dificuldades, mas nem por isso desistimos, ao contrário, nos empenhamos, nos desdobramos, fomos ousados, corajosos e criativos para dar uma guarida à ansiedade maior: o Ensino Público de qualidade em nosso Estado". Ainda em sua fala o Governador destacou que a estadualização foi um compromisso assumido durante o seu mandato e que acredita que, com o apoio dos parlamentares, até meados do próximo ano "o processo deverá ser concluído".

Momento da fala do Secretário Nárcio
Rodrigues durante a Solenidade.
Com a absorção das Fundações Educacionais a UEMG oferecerá melhor gestão dos Cursos e a adequada avaliação de suas necessidades e também se tornará a 3ª maior Universidade de Minas em número de alunos, atrás apenas das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Uberlândia.

Um anúncio que deixou funcionários e corpo docente das instituições felizes foi que, concluído o processo "do ponto de vista prático e concreto, significa que estamos absorvendo os funcionários, as instalações, assumindo as despesas, mas muito mais, nós queremos um processo pedagógico cada vez mais inovador e que sustente a prosperidade e o desenvolvimento de Minas" destacou o Governador Anastasia.

Já o Secretário Nárcio Rodrigues fez questão de ressaltar que com a estadualização, a UEMG passará a atender de forma pública e gratuita em mais seis cidades mineiras, oferecendo cursos na área de Saúde, como Biomedicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Nutrição. Disse ainda que "a absorção será feita de forma integral e definitiva".

O Reitor Dijon Moraes disse que a UEMG
passará a ser a terceira maior
Universidade de Minas Gerais.
Ao final de sua fala Nárcio Rodrigues destacou "esse é um momento histórico. Mais do que o resgate de um compromisso, a estadualização das 6 Fundações representa incluir na agenda do governos, de forma definitiva, o tema do Ensino Superior. E esse é o tema fundamental, a ferramenta talvez mais importante para que possamos alavancar o ingresso de Minas na sociedade do conhecimento".

O Reitor Dijon Moraes lembrou que a UEMG passará dos atuais 5.600 para 15 mil, o número de Cursos de Graduação saltará de 32 para 112 e o de Professores de 853 para 1.800. Disse ainda que, nos últimos anos, a UEMG teve diversos avanços, além de autorizar a abertura de Concurso com 590 vagas para Professores, algo inédito para a Universidade que propiciou qualificação docente. "A Universidade cresceu muito e precisava ter esse apoio. O Sr. Governador teve uma participação determinante: Autorizou para a UEMG a incorporação dos benefícios e gratificações na carreira do docente". Logo a seguir o Reitor leu uma mensagem de agradecimento ao Governador escrita pelo primeiro Reitor da UEMG, Professor Aluízio Pimenta, que se encontrava presente naquela Solenidade.

Em Carangola e região a notícia encheu a todos de alegria e de esperanças e não foram poucos os representantes das mais diversas Entidades que reconheceram a importância o trabalho, a determinação, a coragem e, acima de tudo a adequação da Fafile por parte do atual Presidente da Fundação, Professor Braz Cosenza, para que esta fosse incluída no processo de total absorção por parte da UEMG.

O sonho está se tornando realidade e enche de esperança centenas de alunos que, se tudo correr como esperado, até meados de 2014 terão um ensino de ainda melhor qualidade e gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário