segunda-feira, 29 de abril de 2013

Não é o mau político nem o político corrupto que se instala no poder por si só, mas o voto irresponsável do povo

Cento e vinte dias após a posse dos novos Prefeitos em todo país já se vê muito eleitor com saudades  de Prefeitos anteriores que achavam não serem tão bons quanto gostariam.
Precariedade no Sistema de Saúde, falta de medicamentos básicos e atendimento médico de qualidade à população são algumas das reclamações  que já se vê serem postadas nas redes sociais. Pelo visto, remédios mais amargos virão e assistência médica que é bom, nada! Já tem gente até pensando em buscar a cura em curandeiros, que em alguns casos se mostram mais confiáveis do que muitos médicos como aquela que determinava o tempo de vida dos pacientes.
Na Educação, em muitos lugares, as crianças passaram a ter uma alimentação de baixa qualidade e em alguns casos ficaram sem merenda escolar durante alguns meses. Sem contar a qualidade do ensino que em alguns casos caiu vertiginosamente, igual a Bolsa de Valores em tempo de crise.
Cidades que eram modelo em determinadas atuações governamentais hoje já vivem em estado alarmante, preocupando a população que teme por sua vida. A Dengue em muitos lugares volta com força e já tem feito muitas vítimas fatais em diversos Municípios.
Outro fato também reclamado é com relação à Limpeza Urbana que em alguns lugares tinha um serviço de boa qualidade e hoje o que se comenta e, em muitos casos, o que se vê é um serviço de má qualidade que deixa muito a desejar. Desta forma alguns lugares tem se transformado em verdadeiros lixões urbanos.
Os "salvadores da pátria" em quem eleitores de norte a sul do país elegeram já se mostram verdadeiros "lobos maus", comeram os "docinhos" dos votos e agora as "vovozinhas" da população. Se não fosse trágico seria até cômico.
Mas quem acha que a culpa é do político está redondamente enganado, porque não é o mau político nem o político corrupto que se instala no poder por si só, mas o voto irresponsável do povo que gosta de ir às urnas e fazer de seu voto uma verdadeira "roleta-russa" e, para dar mais emoção, mesmo sabendo do passado e da vida política de determinados candidatos acabam por elegê-lo "para ver se melhora".
Candidatos que sempre eram vistos pelas ruas, hoje só são encontrados no meio da rodinha de amigos.
Enquanto isso o povo sofre com a má Administração e não tem nem com quem reclamar.
Quem paga o preço de todo o caos é geralmente a camada mais carente da população. Portanto, é bom começar a pensar desde agora, porque no próximo ano tem eleição para Deputados Estaduais e Federais, Senadores, Governadores e Presidente da República e como 2014 é ano de Copa do Mundo, é melhor se preocupar em avaliar bem a vida e a conduta dos candidatos do que quem será o Campeão do Mundo.
Albino Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário