segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Tudo pronto para o Carnaval da região

A tradicional Escola Azul e Branco, de Faria Lemos.

A chuva intensa que caiu na região durante quase todo o mês de janeiro, alagando alguns Municípios que antes não sofriam tanto com esse problema, desestimulou os Prefeitos e Secretários Municipais a realizarem o Carnaval 2012 em suas cidades, o que não é o caso de Carangola, Faria Lemos e Tombos, cidades de tradição no carnaval regional.
Carangola apresenta no Carnaval 2012 uma homenagem ao grande carnavalesco e incentivador da cultura local, Louzada, sendo o tema de Carnaval "Cobra Mandada", uma relação da música de autoria de João Francisco, líder e fundador do Tá Quem Guenta, feita em homenagem a Louzada e por ele interpretada no Festipop 82, o último festival de música popular brasileira realizado no Cine Brasil, numa promoção do Jornal Folha da Mata, sob a coordenação de Albino Neves e Scheilla Cosensa.
Na cidade de Faria Lemos a Escola de Samba Azul e Branco "Vem Ká Meu Bem" vai homenagear este ano Jonas Bexiga, num carnaval que promete e que está sendo coordenado pelo Secretário de Turismo Wanderson Braz (Dê).

O Bloco do Borel é um dos que vão estar em Carangola.
Já na cidade de Tombos, onde o tradicional desfile das escolas de samba é dos mais belos e ricos da Zona da Mata Leste, dez carnavalescos tradicionais, que construíram ao longo dos anos a magia e beleza do carnaval tombense serão homenageados, num resgate cultural feito por Paulo Bastos, contratado pelo Secretário de Turismo Sandro Moreira e o Prefeito Ivan Andrade para este fim.
Em Pedra Dourada, cidade que apesar de não ter tradição de desfiles de Escola de Samba, acontecerão shows a partir da 17 horas: Bato Kauê (18/02), Marquinho Miragem (19), Kaliforny Hits (20) e Pegada Ousada (21), além de todos os dias apresentação do DJ Cristiano Matos, numa realização da Prefeitura Municipal de Pedra Dourada.
Carangola - A abertura do carnaval deu-se com uma Exposição de Fotografias do Carnaval Carangolense, que aconteceu no período de 6 a 10 de fevereiro, no Salão Nobre do Museu Municipal de Carangola, com o tema: "Carnaval é história", sob a coordenação do Diretor do Museu Radolpho Radsack.

Em 2011 a Balança Roseira homenageou
o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil.
O tradicional Bloco do Baba apresenta-se amanhã (16) no Spaço Solar, abrilhantado por Marquinho Miragem.
As bandas Swing Braga Boys e Comodor's estarão se apresentando (17), abrindo o carnaval na Passarela do Samba onde também se apresentarão, após os desfiles, as Bandas Beto Kauê (18), Na Levada e Pegada Ousada (19), Marquinho Biragem (20) e Swing de verão e Batuk Bom (21)
Os tradicionais Blocos do carnaval carangolense: Carangola bão demais, Bloco do Jacaré, Bloco do Borel, Mocidade Independente do Triângulo e Amigos do Santo Onofre estarão se apresentando no período de 18 a 21 de fevereiro na passarela do samba.

Tá quem Guenta na Praça - Tradição do Carnaval de Carangola e Região, a Banda liderada pelo cantor e compositor João Francisco promete levar o folião ao delírio nos dias 18 e 20, com início às 00:00 horas.

A coordenação do carnaval 2012 é do Secretário de Turismo Vitor Hugo e foi elaborada em parceria com o Prefeito Patrick Drumond.

Louzada, criador do Caxambú de Carangola,
é o grande homenageado do Carnaval Carangolense.
Faria Lemos - Além das Escolas de Samba Unidos de São Mateus e Azul e Branco "Vem Ká Meu Bem", que se apresentarão dias 18 e 20, e 19 e 21, respectivamente, o Carnaval Farialemense terá o desfile dos blocos As Piriguetes, Dos Pijamas, Depois da Cachaça Eu Falo, Faria Lemos, Esquenta e Bloco das Raparigas dos dias 17 a 21. Já "O Boi do Ricardão" irá se apresentar nos dias 19 e 21.
No dia 17 a Corporação Musical José Ferreira estará se apresentando com a participação especial de Pardal Meireles. Também a Corporação estará realizando matinês no período de 19 a 21.
Acontecerão no período carnavalesco Shows com Banda Swing da Bahia (18 e 20), Gupo Só Pantas (19, 20 e 21), Banda Expresso 22 (19 e 21). A promoção do Carnaval é da Prefeitura Municipal de Faria Lemos, Prefeito José Clério Alves Terra (Clerinho), com o apoio da Câmara Municipal.
Tombos - Resgatando os antigos carnavais, o tradicional carnaval de Tombos terá a abertura oficial no dia 17 (21:00 horas) onde serão apresentados a Rainha do Carnaval e Rei Momo, seguida da apresentação do Bloco do Rã, com banda e marchinhas, finalizando a noite show com a Banda Swing de Verão.

Um dos criadores do Tá quem Guenta,
 o músico João Francisco, é esperado por todos.
O carnaval tombense também contará com animação do desfile de blocos, bois e bonecas, além da tradicional Escola de Samba Balança a Roseira, que estará se apresentando nos dias 19 e 21 com o enredo "A cor da pele de Adão Ventura". No Tesc haverá matinês nos dias 19 e 21.
Além dos tradicionais desfiles de blocos, bois, bonecas e escola de samba, o carnaval de Tombos será também abrilhantado pelas Bandas Sambloco e Swing Braga Boys (18), Arte Viva e Sambloco (19), Na Levada e Sambloco (20) e Pele Urbana e Sambloco (21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário