segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Desabamento trouxe sérios prejuízos para Carangola que recuperou o tempo perdido

Durante quase 30 dias Carangola ficou isolada
devido ao grande deslizamento de terra.

Há mais de uma década a entrada de Carangola, nas proximidades da Avenida Capitão Antônio Carlos de Souza, apresentava uma séria falha geológica que, ao que tudo indica, com as cargas pesadas de explosivos utilizados na construção da PCH Carangola e também a vazamentos na tubulação de água do antigo DAE, tubulação essa construída há décadas, contribuíram para o aceleramento da deformação da área, fato que culminou com o deslocamento de grande quantidade de terra em abril de 2011, vindo a derrubar postes condutores de energia e destruir e comprometer a estrutura física de diversas residências, deixando inúmeras famílias desabrigadas e bloqueando a principal entrada na cidade.
A situação foi grave por demais, pois o desastre deixou Carangola por quase 30 dias sem acesso por sua via principal que leva aos Hospitais, Faculdades e Centro Comercial e só não se estendeu mais devido à determinação do Prefeito Patrick Drumond em assumir a obra.

Diversas máquinas e caminhões
trabalharam para a retirada da terra.
Diversas máquinas e caminhões trabalharam para a retirada da terra.O Prefeito Patrick Drumond, recebeu técnicos da Defesa Civil, do DER/MG e também da Universidade Federal de Viçosa que estiveram no local para avaliar a situação. Além do mais, o Prefeito tentou junto ao Governo do Estado que fosse retirada a terra com o máximo de urgência para normalizar a situação que estava trazendo sérios prejuízos para o Município. Face à morosidade de todo o processo, o Prefeito não viu outra alternativa senão arcar com a retirada de mais de 12 mil caminhões de terra, contratando caminhões e máquinas pesadas para a execução do serviço.
A Prefeitura de Carangola assumiu as despesas com o aluguel de residências para os desabrigados e, segundo a Assessoria do Prefeito, "está viabilizando a construção de novas casas" para aqueles que perderam as suas.
"Durante todo o processo muitos daqueles políticos que apregoam pelas ruas da cidade gozar de prestígio juntos aos Governos Estadual e Federal, sequer estiveram em Carangola para solidarizar-se com os afetados e a população que sofria com a interdição de sua principal entrada", alega um dos Assessores do Prefeito ao comentar que "é fácil andar dizendo pelas ruas que o Prefeito está fazendo menos do que o esperado, esquecendo-se que ele teve a coragem de arcar com uma obra de tal magnitude a fim de não deixar Carangola isolada, prejudicando aos Hospitais, Faculdades, ao Comércio local e toda a população".
O Prefeito Patrick Drumond garante que, ao contrário de que muitos dizem, o povo não tem "memória curta" e sabe muito bem "os esforços que fizemos para normalizar a situação e o que estamos fazendo para a realização de diversas obras e projetos a favor de Carangola, apesar do curto espaço de tempo e da situação financeira e administrativa em que assumimos a Prefeitura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário