segunda-feira, 28 de março de 2011

Morre Dr. Emílio Soares, um dos mais antigos Médicos da região

*Carangola, Tombos, Minas Gerais e o Brasil ficaram mais pobres no dia 25 com o falecimento do ilustre Médico Dr. Emílio Soares Gouvêa, que, durante 59 anos de sua vida, exerceu a Medicina com muita dedicação, trabalho, competência, dignidade e honra, exemplo que seguiu de seu pai, o famoso Médico Dr. Gothardo Gouvêa, Fundador da Sociedade Médica de Carangola.
Dr. Emílio sempre mostrou um amor especial pela vida e pela pesquisa, tanto é que, paralelamente, fez duas Faculdades ligadas à vida, Medicina e Veterinária.
Pai de três filhos e casado com a norte-americana D. Ritz, Dr. Emílio dedicou-se à Medicina e, em sua propriedade, à Veterinária, mas principalmente à família, que muito o orgulhava, pois sempre falava da esposa e dos filhos com profundo carinho e admiração.
Membro do Colégio Americano de Medicina, Dr. Emílio era um dos poucos Médicos no Brasil que tinha seu nome escrito num Catálogo Internacional, onde só os bons e competentes tem seu nome escrito.
Ao longo da vida, o famoso Médico fez mais de 10 mil cirurgias, tendo sido duas vezes Diretor da Casa de Caridade de Carangola e também da Sociedade Médica de Carangola, sempre focado no descobrir novas técnicas, no estudar o caso de seus pacientes com determinação e afinco, fato que fez com que personalidades de vários recantos do Brasil, viessem a Carangola, para consultar-se com ele.
Ao mudar-se para Belo Horizonte em 2010, ao lado da esposa Ritz, Dr. Emílio disse: "vou com dor no coração", mas afirmara que era a atitude mais sensata que tinha a tomar diante da epidemia de Dengue existente em Carangola, lamentando que tivessem "deixado Carangola adoecer".
Seu amor pela cidade e pela Sociedade fundada por seu pai, prevaleceu até o último instante, em Carangola pois antes de mudar-se para Belo Horizonte deu mais uma demonstração de amor à Medicina e à terra em que nela exerceu sua profissão, doando toda a sua Biblioteca para a Sociedade Médica de Carangola.
Seu corpo foi velado na Sociedade Médica de Carangola, no dia 26 e à tarde partiu o féretro acompanhado de um cortejo até a cidade de Tombos, onde também recebeu o último adeus dos amigos e parentes e teve seu corpo sepultado no Cemitério local, onde também estão seus antepassados.
Fica do Médico o exemplo de um homem íntegro, honrado, trabalhador, dedicado, honesto, fiel aos seus princípios e à sua família e, principalmente, à profissão que escolheu como fonte de luz de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário