segunda-feira, 28 de março de 2011

18 mulheres são homenageadas na Câmara Municipal de Carangola

*Em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Carangola, no dia 25 de março, às 20h, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido no dia 8, foram homenageadas 18 mulheres. O Vereador Carlos Augusto Benedito, como Presidente da Câmara, deu por aberta a Sessão Solene, tendo a Mestre de Cerimônia Thamirys convidado para compor a mesa principal o Secretário de Administração e Finança, Antônio Carlos Rezende Mansur, representando o Prefeito Patrick Drumond, a Jornalista Jandira Machado Lourenço e o Sargento Valdemir, do TG, ficando a leitura do texto bíblico aos cuidados do Vereador Luciano Amaral, que leu I Coríntios 13.
Em seu discurso às mulheres, Jandira lembrou que, para todo jornalista, "o melhor da festa é o discurso" e depois de dizer da sua felicidade, do plenário estar repleto de mulheres e de representá-las naquele instante e também discursar sobre a luta das mulheres pela independência desde os Estados Unidos, em 1857, lembrou que o Anjo Gabriel falou a Maria "alegra-te mulher, porque você foi a escolhida. Os maiores e melhores segredos do mundo te foram colocados nas mãos, porque teu amor não tem limites".
Jandira lembrou às mulheres que sejam menos feministas e sejam mais femininas, convocando todas a voltarem a ser as rainhas de seus lares, colocando a casa e a família em primeiro lugar. "Ame, entrega-se, dedica-se ao seu doce lar. O grande segredo é fazer o que você sabe fazer como ninguém" enfatizou a jornalista.
Classificando como "Deus cidência", Jandira lembrou que dia 25 a Igreja celebra a anunciação do anjo Gabriel a Maria, e finalizando lembrou a todas "mulher, alegra-te porque encontras graça diante de Deus".
O vereador Otávio Fonseca lembrou que, no Brasil, as mulheres fazem a diferença.
Homenageadas: Ana Beatriz Silva Graça (Professora, ex-Vereadora e ex-Superintendente de ensino); Ana Cristina Ferreira Lima Beviláqua (Pós-graduada em Psicologia Educacional e Metodologia do Ensino, graduada em Pedagogia); Betty Giovannony Oliveira (Professora, ex-Superintendente de Ensino e Diretora da Escola Estadual Emília Esteves Marques); Dra. Conceição de Maria Coelho Verdine (Médica e Secretária Municipal de Saúde); Dra. Cristiane Campos Amorim Baroni (Promotora de Justiça); Dra. Flávia Cunha de Lima (Promotora de Justiça); Dra. Edna Márcia Lopes Caetano (Juíza Titular da Primeira Vara Cível, Criminal e da Infância e Juventude); Dra. Fabiana Cristina Cunha de Lima Brum (Juíza de Direito da Segunda Vara Cível, Criminal e de Execução Penal); Izabele Estela Brandão Lemos (Professora e membro do Grupo de Resgate de Apoio à Vida e do Programa Corações Consolados); Izilda Peron Domingos (aposentada e Fundadora do Clube da Terceira Idade em Lacerdina); Julênia Maria Lopes da Silva (Professora e Promotora de Turismo Solidário); Luzia de Paula Neves (membro da Pastoral da Criança); Maria Alice Magalhães Lima (Professora, Empresária e criadora da APAE de Carangola e vice-Presidente das APAE's de Minas Gerais); Maria do Carmo Vieira (não compareceu por motivo de doença); Tânia Maria Oliveira Aguiar Real (Superintendente de Ensino - justificou a ausência por estar em viagem a Belo Horizonte); Valéria Barbosa Rubio Cruz (Empresária, ex-Vereadora, ex-Secretária de Saúde e vice-Prefeita de Carangola); Vanete Corrêa Silva Peçanha (Pedagoga e Cabo da Polícia Militar) e Dra. Walesca Oliveira Moraes (Juiza Diretora do Forum de Carangola - justificou a ausência).
Após receberem seus diplomas das mãos dos Vereadores Carlos Benedito, Flávio Queiróz, Carlos Candinho, Luiz Antônio Coutinho, Eider Valente, Joel Maia, Luciano Amaral, Otávio Fonseca e Ronaldo Ramos da Silveira, e também um buque de flores das mãos do Secretário Antônio Carlos Mansur. Algumas homenageadas usaram da palavra para agradecer a homenagem prestada.
Dra. Fabiana disse estar feliz pela homenagem e por estar na Comarca, parabenizou o discurso de Jandira e lembrou que pretende fixar residência em Carangola, destacando "nós viemos a esse mundo com um propósito; a construção de um mundo melhor e finalizou fazendo a leitura de um poema de Carlos Drumond Andrade, onde lembra que o presente é "a minha matéria", conclamando a todos para olhar para o presente de forma efetiva, ativa.
  Dra. Edna, depois de dizer que gostaria de participar mais das atividades dentro da sociedade, justificar por ser tão assoberbada, disse que mantinha o compromisso de distribuir a justiça numa sociedade tão corrompida e que mesmo não sendo filha de Carangola, sente-se uma carangolense, reforçando ter sentido-se emocionada com o discurso de Jandira e finalizou sua fala com um poema de Cora Coralina, onde diz "eu sou aquela a quem o tempo muito ensinou...".
A Promotora Cristiane Baroni agradeceu a homenagem e afirmou que a luta do MP é por uma Carangola melhor, enfatizando: "como disse a Jandira, queremos trabalhar em parceria com os homens e não competir. Nosso papel é o de defender a sociedade, pois o MP trabalha pelo interesse da sociedade".
Ana Beatriz citou Ave Maria e disse que não se admite pessoas mornas no mundo de hoje e que cada mulher faz a diferença e finalizou agradecendo à Câmara pela homenagem.
Depois de justificar a ausência do Prefeito Patrick, Antônio Carlos Mansur disse que a atual Administração é composta de 12 Secretarias, 6 delas dirigidas por mulheres, enfatizando "se o governo tiver méritos terá muito mais pela participação da mulher".
Após dar por encerrada a Solenidade, o presidente Carlos Benedito ofereceu, em nome da Câmara, um coquetel a todos os presentes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário