quinta-feira, 31 de março de 2011

Agrava-se a situação da BR 482 que liga Carangola a Fervedouro

*Tão logo a Rodovia BR 482, que liga Carangola a Fervedouro, apresentou avarias ameaçando desmoronar próximo ao antigo motel, onde existe um grave problema geológico que levou à queda do motel e também da estrada, o Grupamento de Polícia Rodoviária Estadual, com base em Carangola, chefiado pelo Sargento PM Lima, entrou em contato com o DNIT em Brasília, falando sobre a situação e sobre o risco iminente da estrada ter que ser interditada por questão de segurança.
Passados cerca de 30 dias em que um novo abalo rebaixasse o asfalto, o DNIT ainda não tomou as devidas providências para evitar que a estrada tenha que ser interditada por questão de segurança.
No início do ano de 2009, o então Prefeito de Carangola, Fernando Costa, interditou a Rodovia, ao mesmo tempo em que milhares de pessoas e Prefeitos de toda região participaram de uma passeata em Carangola pedindo a recuperação da estrada.
Em 24 de novembro de 2008 a construtora ZAG LTDA venceu a licitação para executar a conservação e recuperação da BR 482 em seus 28,9km. No entanto a obra só veio a ter início meses depois e, mesmo assim, precariamente, fato que pode ser constatado por aquele que percorrem a Rodovia, não apenas por aquele trecho mas também em outros, onde constata-se a péssima qualidade do serviço executado.
No dia 11 de fevereiro de 2009 o Superintendente do DNIT MG, Sebastião Donizeti, esteve em Carangola e reconheceu que "talvez não exista em Minas Gerais uma estrada em estado tão precário como o trecho da 482, que liga Carangola à BR 116", e garantiu que era necessária uma ação imediata pois, segundo ele, "a situação é gravíssima", visto que existem 3 ou 4 pontos e emergência e que irá propor a Brasília que dispense a licitação para acelerar o processo de recuperação da Rodovia".
Durante sua estada, Donizeti frizou,de forma clara e objetiva, que "é preciso uma ação política para que tudo seja feito com maior agilidade". No entanto, ao invés de ouvir a indicação do "caminho das pedras" citado por Donizeti, líderes políticos de Carangola preferiram trocar seus votos na última eleição para Deputados, por benesses pessoais, elegendo Deputados de Muriaé sem um mínimo prestigio junto ao Governo Federal e apenas com afirmações verbais de que estão preocupados com a situação, fato que cai no descrédito popular tendo em vista que as Faculdades e Hospitais de Carangola são "concorrentes diretos" dos interesses de representantes daquele Município.
José Paulo, Superintendente Regional do DNIT em Leopoldina, naquela época declarou que a decisão de fechar a estrada no trecho do motel "deu-se pelo fato de que o maciço está se deslocando e que existe o risco de toda aquela área descer de repente" e enfatizou que a Superintendência Regional "julga-se incompetente para fazer a obra, pois ela demanda recursos humanos e técnicos que a Superintendência não possui".
Dois anos depois o que se constata é que o perigo é ainda maior e que nada foi feito de concreto e dificilmente será feito se não houver uma interferência política com expressividade e prestígio junto ao Governo Federal e também que seja feita uma nova estrada, sendo ela a mais viável a já sugerida pelo Presidente da ABRALUZ, Albino Neves, de aproveitar a ponte que liga Conceição e atravessa o rio antes das áreas críticas e fazer uma estrada nova aproveitando uma antiga estrada que passa pelo Bambu Amarelo e sai na ponte de cimento armado que novamente atravessa o rio na estrada que liga Carangola a Espera Feliz.
O Prefeito Patrick Drumond já solicitou do Secretário Municipal de Obras, Jusceleno Viegas, que faça um reconhecimento da área e que vai pessoalmente a Brasília tratar do assunto junto ao DNIT e que, para isso, pretende contar com o apoio de Fernando Pimentel, ex-Prefeito de BH e homem de confiança do Governo da Presidente Dilma Roussef.


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