quarta-feira, 23 de março de 2011

Editorial: O Homem é Pequeno diante de Deus

*O terremoto e o tsunami que atingiram o Japão, uma das principais economias do mundo, mostraram de forma clara a fragilidade do homem diante do Poder de Deus, apesar de muitos ainda afirmarem que "já tinham visto coisas do tipo em filmes em ficção e que isso é normal".
Mais uma vez este grande ser vivo que é o Planeta Terra alerta a humanidade sobre a necessidade de mudança de comportamento. O alerta vem não só do Tsunami, mas também dos terremotos, dos maremotos, das enchentes, dos vulcões em erupção, das nevascas, das secas e de tantos outros fenômenos que têm acontecido e noticiados nos últimos tempos.
A Igreja Católica lançou como tema da Campanha da Fraternidade - 2011 "Fraternidade e a vida no Planeta", tendo como o lema "A Criação geme em dores de parto" (Rm 8.22). A Campanha foi lançada na quarta - feira de Cinzas (8). Quem imaginaria que três dias depois aconteceria o Tsunami? Pois é, as Escrituras sempre trazem a mensagem do Criador para orientar o homem. Mas o homem acredita ser imortal sem se preocupar em trabalhar pela imortalidade da alma.
Trabalhar pela imortalidade da alma certamente implica em tirarmos as máscaras que cobrem a face de muitos que ocupam elevados cargos e que, por isso, se julgam acima do bem e do mal, acima dos outros, quer sejam eles jornalistas, políticos, juízes, promotores, policiais, patrões, chefes etc. É preciso despir-se das vaidades, da prepotência, da arrogância, de brincar de ser Deus subjugando e humilhando a outros como se fossem o "Todo Poderoso", o "maioral", servindo de escada para a propagação do mal, sendo que, na maioria das vezes, têm medo até de sua sombra, só dormem a poder de remédios e são atormentado por seus fantasmas.
Certamente a direção a ser tomada passa pela prática da fraternidade, da solidariedade, do bem comum, do reconhecer Deus dentro do outro, do "amar ao próximo como a si mesmo" como já disse Jesus Cristo.
Também implica em sabermos que os bens naturais da Terra um dia se esgotarão, que o Planeta precisa ser bem cuidado, que a ganância não pode e não deve ser maior do que o bom senso, que cada um é responsável pelo que acontece no mundo e, acima de tudo, que a dor do outro deve ser a nossa própria dor.
Mais uma vez a Terra dá sinais de que o homem é muito pequeno diante do Poder Divino.
Como dizem as Escrituras, "quem tiver ouvidos que ouça".
Desde que o mundo é mundo existe uma luta constante entre o bem e o mal e, com o livre arbítrio, o homem é quem deve escolher de que lado quer ficar e a que Senhor quer servir.
Albino Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário