quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Região ficou fora da lista dos melhores cafés de Minas

Estará acontecendo em dezembro a premiação dos vencedores do 8º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas, sendo que serão entregues Certificados a todos os finalistas e será realizado um leilão com os lotes de café com nota mínima de 84 pontos, de acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais.
O Concurso é realizado pela EMATER em parceria com a Universidade Federal de Lavras, IMA, EPAMG, FAEMG, FETAE-MG, entre outros, sendo que na Edição de 2011 foram inscritas 1637 amostras das regiões cerrado, chapadas, matas e sul de Minas, tendo sido os lotes (de 10 sacas de 60 kg e as amostras correspondentes a cada uma, 2 kg) entregues pelos cafeicultores nos escritórios da EMATER.
Para escolha dos cafés finalistas, as amostras passaram por análise física e avaliação sensorial, sendo que o objetivo do Concurso que vem sendo realizado desde 2004 é o reconhecimento de quem produz café de qualidade superior, sendo, segundo Marcos Fabri Jr, "um trabalho de melhoria contínua dos cafés de Minas".
Na região das matas de Minas houve produtores vencedores dos Municípios de Araponga (2), Caratinga (2), Ervália (1), Luisburgo (1), Manhuaçu (8), Manhumirim (3), Santa Margarida (1), São João do Manhuaçu (4).
Os cafés de Minas têm acompanhamento da EMATER, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento que se faz presente em todo o Estado e o resultado da boa apresentação dos cafés de Minas no Concurso Estadual deve-se à boa atuação da empresa.
O concurso não apresentou produtores de qualidade dos cafés de Minas de nenhum dos 12 Municípios que compõem as Comarcas de Carangola, Divino, Espera Feliz e Tombos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário