quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Medicina de Carangola atinge nível de excelência com o trabalho de Ivan Zornoff

Desde que chegou a Carangola em 2006, o Médico Dr. Ivan Zornoff de Mattos vem implantando diversas inovações na área de cirurgia realizando, através da Vídeo-laparoscopia, diversos procedimentos até então inéditos em Carangola e região. Foi ele, por ex., quem realizou os primeiros procedimentos em Esplenectomia (retirada do baço), Sigmoidectomia (intestino grosso), Ileo-colectomia (intestino grosso e delgado), Colectomia esquerda (intestino grosso), Hérnia de hiato (cirurgia anti-refluxo), Hérnia inguinal, Nefrectomia (retirada do rim) e obesidade, todas elas com taxa de conversão zero, o que significa que todas começaram e terminaram por via vídeo-laparoscópica.
Com a ajuda dos Drs. Fabrício Machado Silveira e Wanderley Teixeira Jr, Dr. Ivan realizou alguns procedimentos inéditos em Carangola, como a cirurgia de obesidade aberta e a hepatectomia esquerda alargada. Com as inovações implantadas, pacientes que antes saíam para outros centros fazem seus tratamentos em Carangola. Além do mais, levantamentos demonstram que pacientes de cidades maiores já buscam em Carangola o trabalho implantado por Dr. Ivan Zornoff.
O mês de novembro (11) foi marcado por uma nova fase na Medicina de Carangola, ocasião em que Dr. Ivan Zornoff colocou, num paciente, pela primeira vez, um balão intra-gástrico, complementando desta forma uma nova opção para o tratamento de obesidade.
Segundo o Médico Ivan Zornoff, em tal procedimento endoscópico "é colocado um balão de silicone dentro do estômago que, devidamente posicionada a prótese, a mesma é insuflada com soro fisiológico, azul de metileno e contraste radiológico, substâncias que servem para fazer o monitoramento das condições do balão". O contraste, segundo ele, possibilita "visualizar pelo Raio X de abdomem a correta posição do balão". Já o azul de metileno "aparecerá na urina caso o balão sofra alguma perfuração", destacou o médico.

Dr. Ivan disse que o balão pode ser preenchido com um volume entre 300 e 700 ml de solução, dependendo do tamanho do estômago do paciente, fato que, segundo ele, "a presença da prótese no estômago promove no paciente uma sensação permanente de saciedade, além de diminuir a capacidade volumétrica do estômago". Desta forma, o paciente come menos, promovendo uma perda de peso considerável durante o período de utilização.
O mais importante nesse tipo de tratamento, ressalta Dr. Ivan, é que este "é um método de emagrecimento com baixo percentual de complicação, pois os riscos de colocação e retirada são pequenos, e os efeitos colaterais depois da primeira semana são inexpressivos, devendo o balão permanecer no estômago por um período de até 6 meses, sendo retirado depois, e podendo após um intervalo de 2 meses ser colocada uma nova prótese".
O nível de excelência implantado por Dr. Ivan trouxe para Carangola todas as opções de tratamento de obesidade existentes. Desde o tratamento clínico, passando pelo balão e chegando a todos os tipos de cirurgia, quer por acesso convencional ou Vídeo-laparoscópica (sem corte).
A colocação do balão dia 11 de novembro foi realizada no Hospital Evangélico, tendo o Dr. Ivan Zornoff contado com o auxílio do Dr. Marcos Mondino, de Espera Feliz, tendo o procedimento sido um sucesso, deixando ambos  os profissionais satisfeitos com o resultado e tendo o paciente voltado para casa no mesmo dia, duas horas após a colocação do balão.
Dr. Ivan ressaltou ainda que são realizados outros tipos de cirurgia de estômago e intestino para o emagrecimento, todas por via laparoscópica, ou seja, sem corte e minimamente invasiva.

Um comentário:

  1. Não tenho dúvidas que é um bom médico, mas poderia atender por outros planos de saúde, como por exemplo Saúde Bradesco e Vitallis.

    ResponderExcluir