segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Prefeitura vai garantir trafegabilidade a Carangola

Já há alguns anos o trecho da BR 482 nas imediações do antigo motel Colina tem sofrido grandes e sérias avarias, fato que deixou Carangola algumas vezes incomunicável com alguns de seus distritos e comunidades rurais, sem contar que a Casa de Caridade de Carangola é o Hospital Regional de alta complexidade e atende a diversos Municípios. A montante do Rio Carangola, onde se localizam, entre outros, os Municípios de Divino, Fervedouro, Orizânia e São Francisco do Glória. Também o Hospital Evangélico, de baixa complexidade que também atende à maioria desses Municípios e também, a FAFILE/UEMG e a Doctum, Faculdades que tem alunos na mesma região.
Por ocasião da interdição da estrada por força da destruição daquele trecho, o comércio de Carangola foi altamente prejudicado. Diante do exposto fica claro que a interdição daquele trecho traz prejuízos incalculáveis para Carangola e toda a região.


Muitas promessas já foram feitas para o reparo da estrada, da mesma forma que muitas delas chegaram a eleger determinados candidatos e servir de trampolim eleitoral para outros. Recentemente, com a expedição do Edital para a contratação da realização de reparos no trecho da BR 482 de Carangola a Fervedouro, novamente o que se viu foi pretensos candidatos às próximas Eleições manifestarem-se como "pai da criança".
Em 10 de outubro passado o DNIT publicava o Edital de habilitação para as obras e também para a "interposição de recursos administrativos contra o mesmo" o que deixa claro que tão cedo a obra não será realizada.
Diante do caos que representa a interdição daquele trecho da rodovia que traz grande prejuízo para Carangola e região, o Prefeito de Carangola, Patrick Drumond, fez uma parceria com a Anglo American para a realização de uma obra emergencial, sem ônus para o DNIT, obra esta que tem um custo aproximado de R$ 140 mil e que visa fazer uma passagem alternativa paralela à BR 482 no trecho do antigo motel para que Carangola não fique incomunicável.

No local serão construídos drenos para a retirada da água que causa o desmoronamento da estrada, compactação do terreno, reconstituição de uma pista paralela de forma que garanta a trafegabilidade enquanto não é realizada a obra pelo DNIT.
A parceria entre a Prefeitura Municipal de Carangola e a empresa Anglo America para a abertura da via alternativa que já está sendo executada só foi possível graças à negociação feita pelo Prefeito junto à empresa, que busca da Prefeitura de Carangola o licenciamento ambiental para passagem do mineroduto pelo Município.
Esse desvio, ou pista alternativa, já deveria ter sido feita desde a primeira vez em que houve o desmoronamento da área, tendo em vista que se assim tivesse ocorrido não teria trazido e causado tantos prejuízos para Carangola e toda a região.
"Não podemos deixar Carangola incomunicável, tendo em vista a importância do Município para os setores de Saúde e Educação regionais e também como principal centro comercial da região" disse o Prefeito Patrick ao falar sobre a intervenção naquele local e a parceria com a Anglo, enfatizando "tínhamos que solicitar como compensação ambiental algo que garanta a sustentabilidade da economia de Carangola, o seu crescimento e desenvolvimento e, sem dúvidas, a via alternativa é uma prioridade para Carangola e região

Um comentário:

  1. muito bem o prefeito de Carangola Patrick Albuquerque com certeza quer o bem de todos carangolenses e regiões.isso mesmo continue assim o povo esta precisando de gente como o senhor.

    ResponderExcluir