segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Centenas de alunos participaram do II Congresso Jurídico Doctum

A Rede de Ensino Doctum realizou nos dias 21 e 22 de outubro no SESC Guarapari/ES o II Congresso Jurídico Doctum, cujo tema deste ano foi "O acesso à Justiça como instrumento de efetivação da cidadania".
Repetindo o sucesso da primeira edição realizada em 2010, o Congresso Jurídico Doctum reuniu durante os dois dias de duração, centenas de alunos das diversas Unidades da Rede de Ensino Doctum.
Participaram como palestrantes: a Drª. Eliana Calmon, Ministra do Superior Tribunal de Justiça, membro da Corte Especial e do Conselho de Administração, Corregedora Nacional de Justiça; Patrus Ananias, ex-Prefeito de Belo Horizonte, ex-Ministro do Desenvolvimento Social e combate à Fome, Mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituição na qual atua como Professor; Nelson Rosenvald, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerias; Gisele Guimarães Cittadino, Dra. em Ciência Política pelo IUPERJ, Mestre em Direito pela UFSC, graduada pela UFPB. Pesquisadora e Coordenadora do programa de pós graduação em direito da PUC RJ; Alexandre Amaral, Advogado atuante na defesa dos movimentos de luta pela terra e moradia do Espírito Santo, representante da Associação Brasileira dos Advogados do Povo.
Os temas das palestras proferidas pelos palestrantes foram: O acesso à justiça como afirmação do direito à diferença; Os novos direitos e o acesso à justiça; A luta pela terra e a criminalização dos movimentos sociais; A judicialização da política e a politização do poder judiciário; Acesso à justiça e processo de judicialização da política.
Além das palestras aconteceu também apresentação de trabalhos e painéis por alunos e Professores da Rede Doctum, o espetáculo teatral "Este lugar chamado Brasil" apresentado pelo Grupo In Cena, Escola livre de arte idealizada pelo Ator e Diretor André Luiz Dias, pela atriz e empresária do ramo circense Cida Correia e pelo também Ator e Teatrólogo Luiz Ribeiro, todos de Teófilo Otoni.
No dia 22 aconteceu o lançamento do programa de Mestrado Interinstitucional (PUC Rio/Doctum) em teoria do Estado e Direito Constitucional a ser oferecido em Vitória - ES.

Na metade da tarde do dia 22 aconteceu o encerramento oficial e assinatura do documento do Congresso.
Todos os alunos participantes do II Congresso Jurídico Doctum foram unânimes em afirmar que o II Congresso fora bem melhor que o primeiro, trazendo aos alunos uma gama de informações significativa, fortalecendo seus conhecimentos e preparando-os para as etapas seguintes do Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário