sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Instalação de Telecentros vai beneficiar a população com novos cursos e formações

Através de projeto da ADESPi, em parceria com a Prefeitura Municipal de Carangola através do Fórum da Mesoregião do Itabapoana, foram conseguidos junto ao Ministério da Integração Nacional dez novos Telecentros para Carangola, conforme anunciou João Paulo Machado, ex-Presidente da ADESPi e Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Carangola.
João Paulo destacou que, graças ao apoio de Breno Figueiredo, do Ministério de Integração Nacional, foram possíveis, além dos Telecentros, conseguir 20 bolsistas CNPq das próprias comunidades, lembrando ainda que Carangola é a cidade que mais Telecentros recebeu em todo o Brasil.
O ex-Presidente da ADESPi acompanhou a instalação de todos os Telecentros, a saber: dos bairros Caixa D'Água, Coroado e Santo Onofre, dos Distritos de Alvorada, Lacerdina e Ponte Alta e das comunidades rurais de Barroso, Conceição, Papagaio e Serra da Galdina.
Os antigos Telecentros que existiam na sede do Município serão destinados aos bairros Novos Tempos e Triângulo e à Comunidade de São Manoel do Boi, sendo que os bairros Chevrand e Santa Maria também já foram contemplados com Telecentros. Todos os Telecentros funcionarão com funcionários da Prefeitura Municipal de Carangola. Para 2012 estão previstos novos Telecentros, desta feita concedidos através do Governo do Estado de Minas Gerais.
O Município de Carangola, dado a quantidade de Telecentros implantados, está se tornando referência nacional em inclusão digital se comparado a Municípios do mesmo porte e até o início de 2012, 160 computadores estarão à serviço dos carangolenses.
Também através da ADESPi e Fórum da Mesoregião do Itabapoana, com a parceria das Prefeituras Municipais, foram beneficiados os Municípios de Alto Jequitibá (1 Telecentro); Espera Feliz (4); Faria Lemos (2); Manhumirim (1) e Tombos (3).
Além de serem incluídos na era digital, os Municípios, Distritos, Comunidades rurais e bairros receberão inúmeros outros benefícios como cursos gratuitos à distância - SENAR: Negócio Certo Rural; Trabalhador Empreendedor; Com licença, vou à luta; Meio Ambiente; Abastecimento e renda; Trabalho Decente e Educação e Qualificação Profissional. Através do SENAC, curso de Ecoturismo - Gestão Sustentável.
Já através do SEBRAE, receberão curso de análise e planejamento Financeiro: Como vender mais e melhor; Empreendedor Individual; Formação do Preço de Venda; Olho na Qualidade; Aprender a Empreender e Iniciando um Pequeno e Grande Negócio. Através do SENAI terão acesso aos cursos de Educação Ambiental; Empreendedorismo; Planejamento e Gestão de Pequenos Negócios e Gestão de custos e formação de preço de venda. Além disso, poderão fazer cursos online grátis de jardinagem, marcenaria, culinária, corte e costura e AutoCADI.
Outro benefício anunciado por João Paulo, é a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Escola Técnica Aberta do Brasil (E-TEC).
"Com todos estes benefícios em todos os cantos do Município de Carangola, todos os carangolenses terão acesso a novos curso e formações, garantindo a quem o deseje o aprimoramento educacional/intelectual, dando igualdade de direito a todos" destacou João Paulo, enfatizando que nada disso seria possível "sem a sensibilidade e o apoio efetivo da Prefeitura Municipal de Carangola através do Prefeito Patrick Drumond e do Ministério da Integração Nacional através de Breno Figueiredo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário