Diversos Bispos e religiosos estiveram presentes ao sepultamento de Dom Hélio. |
Nascido em 1935 em Cipotânea, MG, Dom Hélio Gonçalves Heleno teve sua Ordenação Presbiteral em 1961, em Mariana e em 1979 teve sua Ordenação Episcopal realizada em Rio Pomba.
Durante mais de 30 anos Dom Hélio Gonçalves Heleno esteve à frente da Diocese de Caratinga, também como Bispo acompanhou o Conselho Regional de Leigos da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais) e foi integrante da Comissão Episcopal Pastoral do Regional.
Durante sua vida Episcopal Dom Hélio teve como lema "Propter Regnum Dei" (Por Causa do Reino de Deus). Durante seu Bispado Dom Hélio sempre foi conhecido por ser um homem de pulso firme, mas também por sua simplicidade como Pastor da Igreja.
Padre Jamir, Pároco de Carangola, esteve presente no sepultamento de Dom Hélio. |
O laudo médico apresentou como Causa Mortis pneumonia grave, falência múltipla dos órgãos, insuficiência respiratória e sepse foco pulmonar.
O velório de Dom Hélio reuniu, na Catedral São João Batista, em Caratinga, milhares de pessoas, além de Padres e religiosos da Diocese e de diversos lugares de Minas e do Brasil. Seu sepultamento aconteceu na Cripta da Catedral após a Missa e exéquias celebradas às 17 horas.
Em sua última visita a Carangola, Dom Hélio deu a comunhão aos fiéis. |
Dom Emanuel manifestou "a gratidão a Deus pela vida e pelo fecundo Ministério Episcopal que Dom Hélio realizou à frente da Diocese de Caratinga por mais de 30 anos e também a todos que nestes dias de seu sofrimento uniram-se a nós em Oração" .
Desde que deixou a Diocese de Caratinga, passando a ser Bispo Emérito da mesma, Dom Hélio foi morar com seu irmão, também Bispo, Dom José Heleno, que, após sofrer um derrame, tornou-se Bispo Emérito de Governador Valadares.
Ao receber amigos de sua terra natal, Dom Hélio mostrava com orgulho uma publicação que trazia a notícia da raridade que Cipotânea legava ao mundo: dois irmãos Bispos e seus olhos marejavam e brilhavam com humildade e alegria ao mostrar aos amigos suas fotografias junto ao Papa, lembra Gisele Neves Moreira de Aguiar.
Momento em que Dom Hélio era sepultado na Cripta da Catedral de Caratinga. |
Quando chegou à Diocese o número de Padres Diocesanos era de 23, sendo que vários deles eram estrangeiros. Hoje são mais de 50 Diocesanos. Ele ordenou mais de 60 Padres e 3 Diáconos e criou 9 Paróquias.
Quando esteve em Carangola pela última vez, em comemoração ao 33º Jubileu da Paróquia de Santa Luzia, em 3 de dezembro de 2010, Dom Hélio anunciou que a Paróquia de Santa Luzia teve o reconhecimento Papal como Santuário, fato que já havia sido noticiado não oficialmente por ocasião da Celebração Eucarística realizada por Dom Odilon Moreira, ex-Padre em Carangola.
Albino Neves cumprimenta Dom Hélio após inauguração de Monumento. |
O então Pároco de Carangola, Padre Toninho, agradeceu a Dom Hélio na ocasião por sua intercessão junto ao Papa Bento XVII pelo reconhecimento do Santuário de Santa Luzia.
Albino Neves disse que a morte de Dom Hélio representa uma grande perda para a Igreja e para os fiéis das Igrejas pertencentes à Diocese, os quais foram as ovelhas do bom pastor por mais de 30 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário