sábado, 15 de setembro de 2012

7 de Setembro mereceu o elogio do público

Alunos da Escola Regina Pacis
 saudando as autoridades presentes.

Numa promoção das Secretarias Municipais de Cultura e Patrimônio Histórico e Educação, as comemorações do Dia da Independência, em Carangola, trouxeram inovações que agradaram ao público e àqueles que desfilaram na parada de 7 de Setembro.
Banda da Escola Santa Luzia
apresentando-se no desfile.
O desfile, que antes acontecia na Rua Pedro de Oliveira e que geralmente terminava entre 12:30 h e 13:30 h, trazendo certo desconforto para quem assistia e quem desfilava, este ano terminou às 11:30 h, pois aconteceu na Rua Marechal Deodoro tendo início à frente da Agência do Banco do Brasil e terminando na Praça do Santuário, Matriz.
Participaram do hasteamento das Bandeiras Antônio Carlos Resende Mansur, representando o Prefeito Municipal Patrick Drumond; Major Luiz André de Sá, Comandante da 75ª Cia Especial de Polícia Militar e o Sargento Valdemir Mello Martins, Instrutor do Tiro de Guerra de Carangola, que hastearam os Pavilhões do Brasil, Minas Gerais e Carangola, respectivamente.
Crianças desde o pré-escolar participaram
do desfile de 7 de Setembro.

Do Palanque Oficial as autoridades
assistiram aos desfiles das Escolas.
No Palanque Oficial, além das autoridades que hastearam os Pavilhões, estavam presentes a Juíza de Direito Drª. Edna Márcia Lopes Caetano, o Tenente PM Marcelo Avelar Resende, Comandante do 1º Pelotão PM da 75ª Cia, Ana Maria Souza, Secretária de Governo, entre outros.

Jovens Construindo a Cidadania - JCC
no momento em que desfilavam.
Banda Officina do Saber recebeu reforço
 da Corporação José Ferreira.
Além da transferência de local, o desfile de 7 de Setembro trouxe outras novidades como a participação da Banda  da Escola Officina do Saber e do Clube de Desbravadores, além das Bandas do Colégio Santa Luzia, Escola Servita Regina Pacis e Lira 21 de Abril.

Jovens De Molay participaram do
desfile de 7 de Setembro.
Um fato que também marcou o 7 de Setembro foi a precisão do desfile das Escolas e Entidades que, com  raras exceções, descumpriram a cronometragem.
Atletas mirins do Olímpico também
se apresentaram no desfile.
O primeiro grupo, formado pelo Tiro de Guerra de Carangola e 48º Grupo Escoteiro Sentinelas do Carangola partiu da concentração às 8:15 h. Já o segundo grupo partiu logo a seguir e foi formado pelos Centros Municipais de Educação Infantil, Bairro Santo Onofre, Cifra Lacerda Amarante, Dr. Fernando Quintão Hosken, Iodetes Faria Knupp, Menino Jesus, Maria Olinda Pinheiro Lima, Vereador Pedro Rosa de Moura, dos Pré-escolares Municipais, da Escola IMEC, Centro de Aprendizagem Sônia Mendonça de Araújo, Escola Municipal Lelena de Oliveira, Centro de Educação Artemanha, Escola da Tia Ulda, APAE e Escola Estadual Walton Batalha Lima.

Os cavaleiros do Clube do Cavalo
fecharam o desfile cívico.
A Guarda Mirim de Carangola, a Escola Portal da Educação, as Escolas Estaduais Antônio Marques, Benedito Valadares, Dr. Jonas de Faria Castro, Melo Viana, Prof. Augusto Amarante, Santo Onofre, Emília Esteves Marques e João Belo de Oliveira e a Escola Servita Regina Pacis, Municipal Santa Luzia e Coléqui, Equipe de Carangola, fizeram parte do terceiro grupo. O quarto grupo foi puxado pela Escola Officina do Saber e dele participaram Jovens Construindo a Cidadania, Ordem De Molay Capítulo 066, Interact, Rotaract, Rotary, Casa da Amizade, a Academia de Dança Passo a Passo.  Participaram do quinto grupo os Desbravadores, o Olímpico a Associação de Ciclistas Bike Club de Carangola, a Lira 21 de Abril e a Sociedade 21 de Abril e, finalizando o desfile, apresentou-se o Clube do Cavalo.
Em sua fala, o Secretario Municipal de Administração Finanças, Antônio Carlos de Resende Mansur, lembrou que o 7 de Setembro "denomina-se Independência do Brasil, o processo que culminou com a emancipação política do país do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves no início do Séc. XIX", Mansur lembrou também que a data é comemorada oficialmente desde 7 de Setembro de 1822 quando ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga", o qual foi dado pelo Príncipe Regente que, perante sua comitiva, bradou "Independência ou Morte!".
Na dispersão do desfile, o povo foi para o
Calçadão da Pedro de Oliveira.
Participaram do desfile cerca de 1000 pessoas entre estudantes e representantes das Entidades que desfilaram.
Um dos destaques do 7 de Setembro foi o desfile da Escola Regina Pacis que, com muita cadência, organização e disciplina, sob a Orientação e Supervisão da Irmã Maria Leonice Brondani, encantou a todos.
As autoridades que estiverem no Palanque Oficial foram unânimes em exaltar a importância do desfile na formação das crianças e jovens e também como manifestação ordeira, pacífica e, acima de tudo, carregada de Civismo.
Após a dispersão, muitos daqueles que participaram do desfile e também como expectadores se dirigiram para o Calçadão da Rua Pedro de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário