sábado, 29 de setembro de 2012

Algumas das tarefas a serem tomadas pelo próximo gestor


Há muito Carangola não via tantas transformações urbanas como está ocorrendo na atual Administração.
A substituição da Iluminação Pública da sede do Município por uma iluminação melhor e mais econômica, a construção do Calçadão da Rua Pedro de Oliveira, a restauração do muro de proteção da rua do Barracão, a construção do Bairro Vitória, cujas casas são destinadas àqueles que perderam as suas nos desastres ambientais dos Bairros Panorama e Pendura Saia, a revitalização e canalização do córrego do Coroado, o calçamento de dezenas de ruas, a construção de um Ginásio Coberto em Lacerdina, o asfalto ligando Carangola a Lacerdina e inúmeras tantas outras obras dão a Carangola uma nova "paginação" em sua estrutura. Grande parte desses feitos é oriunda do Projeto SOMMA.
As obras são muitas e certamente marcam de forma positiva um novo tempo e uma nova era na Administração Pública de Carangola. No entanto, isso deve ser visto apenas como o princípio de uma transformação social há muito esperada pelos carangolenses.
Se a atual Administração está dando um pontapé inicial de significativa importância, outras ações devem ser tomadas pelo próximo Prefeito a ser eleito no dia 7 de outubro, tendo em vista que muitos foram os anos em que Carangola viveu estagnada.
A implantação do Plano Diretor, a elaboração de um novo Código de Postura Municipal (tendo em vista que o atual está ultrapassado), a normatização do uso do espaço público, o ajustamento da máquina administrativa, a implantação de uma nova Rodoviária, a construção da via de acesso que tire o tráfego de cargas pesadas do centro da cidade, a remodelação do sistema administrativo são algumas das tarefas a serem tomadas pelo próximo gestor.
Somadas as tarefas e as conquistas já é passado o tempo dos poderes Executivo e Legislativo discutirem com a sociedade assuntos pertinentes à melhoria da estrutura do Município e dos munícipes, incluindo nas discussões as questões da Segurança, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Turismo, Agricultura, Pecuária, Lazer, geração de empregos, entre outras, tendo em vista que direitos e deveres devem sempre andar lado a lado, pois se ao governo cabe a responsabilidade de gerir a máquina pública, ao cidadão cabe a obrigação de cumprir as Leis de forma que todos sejam iguais perante elas e nenhum cidadão ou grupo tenha maior privilégio neste ou naquele setor, nesta ou naquela área.
Todas as novas ações deverão ter cada vez mais a fiscalização do Ministério Público, do Poder Legislativo e da população.
Os próximos Prefeitos, não apenas de Carangola, mas dos demais Municípios do Brasil enfrentarão, já a partir de 2013, um novo sistema integrado por parte dos Tribunais de Contas. Desta forma, se alguém está entrando na política com olhos voltados para os Cofres Públicos e deles tirar vantagem, é bom "tirar o cavalinho da chuva" pois os tribunais terão informações em tempo real.
Espera-se que o eleitor não se deixe influenciar por pedidos de amigos, por agrados de candidatos, por propostas vagas, mas que lembre-se de que o destino de sua cidade e o seu próprio estará sendo traçado para os próximos quatro anos através de seu ato de votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário