terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mineração Rocha Viva causa danos a Patrimônio Cultural e transporte de blocos coloca em risco vias de Carangola



O Sargento Leonardo e o Cabo Hércules estiveram,
juntamente com Albino Neves e representantes
da Pedra Viva, em estrada alternativa para passagem das carretas.
 Fazendo extração de granito no Município de Faria Lemos, a Mineração Rocha Viva tem trazido sérios prejuízos para Faria Lemos e Carangola.
No ano passado um caminhão transportando grande quantidade de óleo diesel quebrou uma das pontes próxima à Fazenda de Claudio Machado, trazendo prejuízos para os produtores daquelas imediações, que tiveram aumentada a distância para o escoamento de suas produções e locomoção até suas propriedades.
Quem tem sofrido também com as constantes intervenções da Mineração Rocha Viva é a rota de peregrinação do Caminho da Luz, declarado Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais pela Lei 18.096/2009.

Caminhão que transporta blocos de pedra da Rocha Viva
ficou atravessado na estrada obrigando peregrinos a passar por cima.
Recentemente, durante a realização da Coletiva Oficial, um caminhão com um grande bloco de pedra atravessou a estrada obrigando caminhantes e pessoas da região a passarem por baixo ou por cima da carreta, tendo em vista que a mesma ocupou toda a pista.
A cidade de Carangola é que vem sofrendo os maiores prejuízos com a passagem das carretas com um, dois e até três blocos de granito, carga que, em alguns casos, ultrapassa 80 toneladas e que diminui a vida útil do calçamento e asfalto das ruas por onde passa: Machado de Assis, Praça Getúlio Vargas, Rua Antônio Marques, Dr. Juarez Hosken, Rua Magalhães de Queiroz e Av. Capitão Antônio Carlos de Souza. A passagem de tais blocos pelas ruas de cidade não traz nenhum benefício para Carangola, tendo em vista que nenhum imposto e nenhuma taxa é recolhida para este fim. Já passou da hora da Câmara Municipal de Carangola e Prefeitura estipularem o tráfego de carga máxima pelas ruas da cidade para que Carangola não continue sofrendo com a passagem de tais veículos pesados pela área urbana do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário