segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Secretários de Meio Ambiente e Frente Ambientalista se reúnem para discutirem problemas e soluções ambientais para Minas Gerais

O Secretario Municipal de Meio Ambiente de Carangola, Biólogo Braz Cosenza, esteve reunido com o atual Secretario de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Dr. Adriano Magalhães Chave, e com vários outros secretários e membros da Frente Ambientalista de Minas Gerais, para discussão de uma série de questões, destacando, entre elas, as Políticas Públicas de Proteção da Biodiversidade no Estado.
Sobre tais políticas Dr. Adriano informou que na revisão do PPAG, a SEMADE propôs (e foi aprovada) elaboração de Política para Proteção da Biodiversidade e anunciou que será criado Grupo Técnico para discussão do tema, a regulamentação da Lei 18.365/09, com destaque especial para o art. 27-A - sancionada em 01 de setembro de 2009, tendo em vista que a Lei pressupõe que "O Conselho Estadual de Política Ambiental” - Copam, definirá as áreas de importância biológica especial e as de importância biológica extrema, prioritárias para a criação de unidades de conservação e para a conservação da biodiversidade de forma integrada e coerente com o zoneamento ecológico-econômico do Estado.
Foram discutidas também as providências necessárias à implantação das Unidades de Conservação, com destaque para regulamentação fundiária (já que este ponto é o aspecto mais crucial no que se refere à concretização das mesmas como áreas protegidas). Segundo o Secretario, Dr. Adriano, a meta anual para criação de novas UC’s (a partir de 2012, será de 80.000 ha/ano.
Durante a discussão sobre a criação de novas Unidades de Conservação, o Biólogo Braz Cosenza, levantou a questão da criação do Parque Estadual do Grumarim, explicando que todo o projeto já esta pronto, e foi realizado a custo zero para o IEF, bastando apenas alguns ajustes para a montagem do Decreto e assinatura pelo Governador Antônio Anastasia. Cosenza explicou a todos a importância da criação do Parque Estadual do Grumarim, como uma "ponte" para a implantação do Biocorredor Brigadeiro-Caparaó, além de ser uma área que consta no Atlas para conservação da Biodiversidade como de extrema importância biológica e um local com alto grau de endemismo e também que no FOREA que aconteceu em Manhumirim a criação do Parque foi colocado como uma das prioridades no documento final do evento.
Ao final da reunião, o Secretario Municipal de Meio Ambiente de Carangola reuniu-se em separado com o Dr. Adriano, a fim de expor alguns problemas ambientais da região do Vale do Carangola e a parceria em projetos e programas com a SEMAD com a Prefeitura Municipal de Carangola, através da Secretaria de Meio Ambiente, ONGs e o Centro de Estudos da Biodiversidade, da FAVALE/UEMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário