segunda-feira, 22 de agosto de 2011

EDITORIAL - A direfença entre investimento e propaganda eleitoral

*Com tantos Administradores Públicos esbanjando o dinheiro público para sua promoção pessoal, a promoção de seus companheiros políticos e para o enriquecimento ilícito, é preciso que o povo esteja sempre atento para separar "o joio do trigo", o que é desperdício daquilo que é investimento.
Desperdício é aquele dinheiro que o Administrador Público gasta na promoção de eventos que não trazem retornos financeiros, econômicos ou sociais para o Município e seus munícipes.
Investimento é aquele dinheiro que o Administrador Público utiliza, promove ou patrocina evento cujo objetivo é o retorno em benefícios para o Município e os munícipes.
Com a separação do joio do trigo fica mais fácil para o leitor avaliar o que é um e o que é outro.
Carangola viveu, na última semana de julho, durante a realização da 62ª Exposição Agropecuária e Industrial do Município, um dos mais prósperos momentos desde que a criação deste evento. As ruas estavam cheias de gente, muitos carangolenses ausentes vieram visitar seus parentes e consigo trouxeram familiares e amigos, o comércio teve momentos de aumento significativo de venda e, consequentemente, maior faturamento e isso não pode ser creditado  a uma só pessoa ou a uma só entidade.
De um lado, o Sindicato Rural de Carangola melhorou sua estrutura física, diversificou as mostras de animais e produtos, o Pavilhão Juscelino Kubitschek abrigou o 1º Encontro de Culinária Mineira, reunindo sabores e cultura. De outro lado, os produtores agrícolas e pecuários, assim como os artesãos, comércio e indústria buscaram mostrar o tinham de melhor, fazendo da Exposição um exemplo de feira agropecuária e industrial.
Todo esse conjunto de trabalho foi coroado com o apoio da Prefeitura Municipal de Carangola e do Departamento de Turismo responsáveis pelo patrocínio, organização e programação dos shows, cuja entrada franca possibilitou a dezenas de milhares de pessoas participarem do evento, fazendo com que aquela fosse considerada e apontada como a melhor Exposição de todos os tempos.
Enquanto num passado não muito distante, ao final da Exposição, barraqueiros e expositores reclamavam de prejuízos provocados pelo baixo público e a pouca venda, nesta Exposição o que se viu foram muitos barraqueiros esgotarem totalmente suas mercadorias antes do término da Exposição.
O resultado final foi altamente positivo e o gasto do dinheiro público na realização da festa foi categoricamente classificado como investimento. Quem ganhou com isso foi Carangola e os carangolenses que receberam direta e indiretamente os benefícios da boa semente plantada.
Estão de parabéns o Sindicato e a Prefeitura.
Albino Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário