segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Inaugurados os novos postos de Estratégia de Saúde da Família dos Bairros Santa Emília e Santa Maria

Ao lado do Prefeito Patrick Drumond, a Secretária Municipal de Saúde de Carangola, Drª Conceição Verdini, inaugurou, na primeira quinzena de julho, os novos postos de Estratégia de Saúde da Família dos Bairros Santa Maria e Santa Emília, ocasião em que a Secretária lembrou que as inaugurações estão de acordo com as normas do Ministério da Saúde que tem como filosofia a Estratégia de Saúde da Família - ESF, que tem como meta a “reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em Unidades Básicas de Saúde”. Sobre tais equipes, a Secretária ressaltou que elas são responsáveis pelo acompanhamento de um “número definido de famílias que habitam  em uma área geográfica delimitada, atuando com ações preventivas, de recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, mantendo a Saúde da comunidade”.
Drª Conceição lembrou ainda que a descentralização do Sistema Único de Saúde - SUS, tem como intuito “trazer melhorias ao sistema e otimização ao atendimento médico” e aproveitou a ocasião para anunciar que o Prefeito Patrick Drumond estaria inaugurando mais 3 novas ESF’s, sendo que outra delas foi inaugurada poucos dias depois, a do bairro Santa Maria.
Na inauguração da ESF Santa Maria, Drª Conceição lembrou que aquela Unidade estava desativada e lamentou tal fato, tendo em vista que a mesma foi construída em terreno doado por Francisco Tomé - Chicão, e construída com doações da comunidade e do comércio carangolense.
Na ocasião o Prefeito Patrick Drumond citou que a imprensa cobrou, com toda razão, a reativação daquela Unidade de Saúde. No entanto, fez questão de destacar que a inauguração só estava sendo possível naquela ocasião tendo em vista que, com o fechamento do imóvel e o descaso da administração anterior, as paredes tiveram excesso de umidade, comprometendo a estrutura do prédio, fato que requereu de sua administração uma reforma adequada para que fosse instalada a ESF. Afinal, disse ele “Saúde é um direito de todos e dever do Estado e tanto a Secretária de Saúde quanto nós temos consciência disso”. Além do mais, enfatizou o Prefeito “temos que dar o exemplo, estando dentro das normas exigidas pela Vigilância Sanitária, para só daí então reativar esta Unidade de Saúde”.
Patrick fez questão de agradecer ao empenho da Secretária Drª Conceição, lembrando que, quando ele assumiu o cargo, “a dengue era uma ameaça à vida de todos os carangolenses. Carangola tornou-se a campeã em casos de Dengue no estado, tendo registrado aproximadamente 17 mil casos da doença e um estatística assustadora de óbitos, e nós garantimos que iríamos travar ‘uma guerra contra a Dengue’, e assim o fizemos, graças ao empenho da Secretária e de toda a equipe que atuou e atua na Vigilância Sanitária”. Desta forma, finalizou o Prefeito “saímos de uma situação calamitosa e passamos a ser modelo no estado de Minas Gerais ao registrarmos desde o início do combate até hoje 9 casos da doença”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário