quarta-feira, 14 de março de 2012

Operação Arapuca cumpriu mandatos e apreendeu animais e armas

*Numa ação conjunta das Polícias Civil e Militar, sob o comando do Delegado de Polícia da Comarca de Tombos, Felipe Freitas e do Ten. PM Wallace Vieira Miranda, Comandante do 4º Pelotão PM Tombos, com o apoio de fiscais do IBAMA, foi realizada no dia 8, no Município de Tombos, a "Operação Arapuca", com o objetivo de coibir a caça e pesca predatória "bem como o aprisionamento e comércio ilegal de pássaros da fauna silvestre" conforme disse Dr. Felipe.
Segundo o Delegado, foram cumpridos 25 mandatos de busca e apreensão expedidos pela Justiça, contra pessoas que eram alvo de investigações de crimes cometidos contra fauna. Também foram revistadas outras duas residências onde foram encontrados vários pássaros aprisionados.
Durante a operação Policiais e Fiscais constataram que a maioria dos pássaros engaiolados e anilhados "estavam com anilhas adulteradas ou falsas".
A operação resultou na apreensão de 12 pássaros Trinca-ferro, 7 Coleiros, 1 Sabiá e 1 Tico-tico, o que significou, em multas que, juntas, totalizam R$15.500,00. Durante a operação Arapuca, foram apreendidas duas armadilhas de caça e três redes de pesca predatória, gerando multa de R$1.504,50 para os infratores. Por fim, Dr. Felipe disse ainda que haviam sido apreendidas 7 armas de fogo e 2 carabinas de ar comprimido, fato que causou duas prisões em flagrante e nove termos circunstanciados de ocorrência contra os criminosos.
Ações conjuntas do gênero para coibir roubo a propriedades e gado têm sido planejadas pelas Polícias Militar e Civil, bem como ações para dar flagrante e prender aqueles que agem contra a flora da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário