quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Presidente da ABRALUZ repassa para a Firjam relatório do projeto "A volta do Trem"

*Albino Neves, Presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz, ABRALUZ, atendendo solicitação do Gerente Regional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, FIRJAM, Renato Amaral, esteve reunido no dia 22 de outubro, na sede da FIRJAM  em Itaperuna, com Marcos Braga, onde apresentou o documento encaminhado ao então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinado pela ABRALUZ, pelo então Presidente da Câmara Municipal de Carangola Carlos Candinho e o então Prefeito Fernando Souza Costa, em 31 de julho de 2009 durante o III Encontro Regional de Câmaras Municipais. O documento teve o endosso de todos os participantes do Encontro e posteriormente o apoio de dezenas de Deputados Federais e Estaduais.
 
Albino Neves: “Itaperuna e Carangola precisam se unir”.
Com o aval dos Deputados, o Chefe de Gabinete do então Ministro dos Transportes, Aluísio Augusto de Queiroz Braga, em cumprimento à determinação do Ministro, solicitou  ao Secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato, o estudo da viabilidade da Ferrovia Transcontinental EF-354 passar por Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Tombos, Faria Lemos, Carangola e Divino, seguindo dali para Ipatinga e Paracatu, em direção a Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, até a fronteira do Brasil com o Peru. Ao todo serão 4.400 km de ferrovia ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.
O Secretário de Política Nacional de Tansportes, Marcelo Perrupato, encaminhou aos Deputados e aos proponentes em 20 de outubro de 2009, nota técnica em que o Engenheiro Arthur Rodrigo Mota de Miranda dizia "acolher de bom grado o louvável pleito, com vistas a solicitar a inclusão de Carangola no traçado da Ferrovia Transcontinental, desde que tal pleito se mostre viável do ponto de vista econômico, tecnológico e sócio-ambiental", documento este que também foi entregue a Marcos Braga.
Durante a conversa, Albino Neves lembrou que a passagem por Itaperuna e Carangola representa diminuição do trecho até chegar em Ipatinga, redução no custo, além do fato de que cerca de 80% do trecho até Carangola já estavam compactados e liberados ambientalmente, o que ajuda na aceleração das obras.
Marcos Braga destacou que Itaperuna tem grande interesse de que a Trascontinental passe por aquela cidade e que estaria unido a Carangola em sua reivindicação. Outrossim, informou ainda que a FIRJAM estava trabalhando no sentido da duplicação da Rodovia que liga Campos a Itaperuna e da ampliação do Aeroporto de Itaperuna, o que em ambos os casos, trará grandes benefícios não apenas para Itaperuna, mas como também para a Zona da Mata Leste de Minas Gerais.

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