quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cachaça Charmosa de Minas deve fazer parte de circuito turístico de cicloturismo

O cortador de cana trabalhando na fazenda.
Joaquim Toledo e Daniel junto ao grande tonel de Cachaça
 Desde que lançaram em parceria, em 2009, o Bike Luz, trajeto de cicloturismo percorrido através da rota de peregrinação do Caminho da Luz que tem início na cidade de Tombos e segue até o Pico da bandeira que a Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz e o Clube de Cicloturismo do Brasil, através de seus dirigentes, vem trabalhando para a criação de novos roteiros de cicloturismo na região. Em julho, no Bike Luz 2012, Albino Neves, Rodrigo Telles e Eliana Garcia, representantes das duas Entidades, reunidos com Vitor Hugo e Clarissa Assef, da Rastro de Luz, discutiram sobre algumas novas rotas, entre elas a rota da cachaça que incluiria em seu trajeto a Cachaça Charmosa de Minas e a Tatuapé.
Fazenda Santa Bárbara, sede da Cachaça Charmosa de Minas.
Fazenda Santa Bárbara, sede da produção da Cachaça Charmosa de Minas.
Em 1946 Joaquim Toledo Cunha e José Toledo produziam rapadura e face às chuvas que caíram fortemente em 1949/1950 comprometendo o estoque de rapadura e melado, encontraram como meio de não perder a produção o fabrico de cachaça e desde então não pararam mais. A Fazenda Santa Bárbara, situada próximo ao Aterro Grande, no Distrito de Lacerdina, em Carangola, produz, além da cana de açúcar para produção da famosa e renomada Cachaça Charmosa de Minas, café e gado de corte e leite.
A terceira geração na produção da Charmosa de Minas, Luiz e Daniel, continuam na fazenda dando prosseguimento ao trabalho iniciado na década de 40 e os outros 2 filhos de Joaquim Toledo e D. Nair Toledo,Flávio e Fernando residem fora e tem outras atividades.
Funcionário alimenta a caldeira para destilar a  Cachaça.
Além do plantio da cana para produção, Daniel conta que é necessário comprar cana de outros produtores e que a média de produção/ano gira em torno de 80 a 100 mil litros de cachaça, sendo que toda a produção é certificada pelo IMA.
Boa parte da adubação do plantio é feito de forma orgânica e o vinhoto que em muitas destilarias é um sério problema, tem parte destinada ao gado e o restante irrigado como adubação orgânica na produção.
A Charmosa de Minas tem um teor alcoólico de 42 gl, é fermentada em fubá, em alambique de cobre, envelhecida em tonéis de madeira de cerejeira, garapa amarela, jequitibá e ipê amarelo. Lá é possível encontrar cachaça envelhecida desde 1993.
A fazenda tem 12 funcionários que cuidam da cana manualmente, sem queima, e também da produção cafeeira de 22 mil pés e do gado.
Luiz Toledo cuidando da construção do novo portal de entrada.
Daniel garante que está preparando a fazenda para visitação, onde o cicloturista ou o turista poderão acompanhar desde a colheita da cana, passando pela moagem, a destilação e o engarrafamento, além de poder degustar a cachaça diretamente na fonte.
Luiz, que é ciclista de competição, mostrou-se feliz com o anúncio da inclusão da Charmosa de Minas em uma rota de cicloturismo. Os interessados em conhecerem a fazenda e a produção de cachaça vão percorrer de 10 a 12 quilômetros do centro de Carangola.
O patriarca José Toledo tem satisfação pelo que faz e maior satisfação em ver seus filhos Daniel e Luiz tocarem a Fazenda Santa Bárbara com amor e dedicação.
O complexo turístico do Tatuapé fará parte da rota de cicloturismo.
Já a produção da Cachaça Tatuapé é feita no complexo turístico Tatuapé, no vizinho Município de Espera Feliz. Lá o cicloturista ou turista encontram também alojamento, área de camping, comida em fogão a lenha e piscinas de águas naturais.

Um comentário:

  1. O nosso grande amigo Toledo , merece muito mais que isso, ele representa um perfil moral que hoje não há mais , sempre lutou pela zona rural , o vemos como um desbravador que nunca desistiu diante das dificuldades , quero aqui registrar o grande apreço que tenho por este homem simbolo de carangola.
    abilio

    ResponderExcluir