quinta-feira, 15 de novembro de 2012

BR 482 apresenta problemas antes mesmo de ter concluída as obras próximo ao antigo Motel

A situação no trecho do Motel é crítica e precisa ser acompanhada de perto.

Há muitos anos a BR 482, no trecho que liga Carangola à Fervedouvo, vem sendo um dos grandes problemas enfrentados por Carangola, principal centro comercial, médico e educacional da região.
Depois de muita espera, finalmente as obras de reparo naquela Rodovia vem sendo executadas pelo Consórcio Terrayama Hmiranda, graças a inúmeras ações implantadas por lideranças políticas e empresariais do Município de Carangola.

Ruptura na estrutura deu-se devido ao grande volume de água.
Um dos trechos mais críticos é, sem dúvida, o do antigo motel, onde existe grande acúmulo de água que desce da encosta no período das chuvas aliado a algumas nascentes e também a diversos vazamentos provocados pela tubulação do SEMASA, por onde passa a água que é tratada e distribuída em Carangola.
O reparo total dos principais pontos críticos da estrada  está orçado em R$ 8 milhões e a previsão era de que a obra seria entregue no mês de novembro. No entanto, para  surpresa de todos, no final de mês de outubro, com o início do período das águas, houve uma ruptura em parte da estrutura construída para segurar a terra  e garantir a revitalização do trecho.

Empresa fez um desvio  para garantir a trafegabilidade.
Além da ruptura é possível ver, a "olhos nus", alguns trechos do muro de contenção rachados ou deslocados, fato que preocupa aqueles que trafegam pelo referido trecho. Face ao deslocamento e ruptura, a empresa construtora tratou de fazer um desvio mais acima de onde passava o asfalto para garantir a trafegabilidade.
Durante a visita da Folha ao local encarregados da obra que acompanhavam a cobertura da terra com lona preta para evitar novos deslizamentos e o encharcamento da terra garantiram que as avarias seriam restauradas e que as obras devem ser concluídas até o final do mês de dezembro.
É preciso que o Município de Carangola, suas lideranças políticas, empresariais e também o Ministério Público, além da fiscalização do DNIT, acompanhem o trabalho de perto para garantir que o serviço seja entregue dentro das Normas de Segurança e que não venha a ruir novamente deixando Carangola "ilhada" daqueles que chegam ao Município pelas BR's 116 e 482, tendo em vista que o trecho em questão tem um terreno instável e requer  um trabalho bem planejado e executado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário