quinta-feira, 28 de abril de 2011

Prefeito toma diversas medidas para tentar solucionar a questão do desabamento na entrada da cidade


Equipe do DER esteve no local fazendo a marcação
para o levantamento da água existente na área do desabamento.

*Desde que aconteceu o primeiro deslizamento de terra na Av. Capitão Antônio Carlos de Souza, entrada da cidade de Carangola pela MG 482 no dia 08, o Prefeito Patrick Drumond, acamado naquele dia, determinou a tomada de medidas urgentes para proteger os moradores do bairro Pendura Saia, pedindo ao Secretário de Planejamento João Paulo de Souza Machado que convocasse imediatamente o Sub-Tenente Maurílio da Silva Prado, Chefe da Defesa Civil, para que fosse imediatamente para o local a fim de tomar as providências necessárias.

João Paulo e Maurílio solicitaram a presença da Polícia Militar, que compareceu ao local notificando 17 famílias, cerca de 50 pessoas, a deixarem suas casas por questão de segurança.
Ainda no dia 08 houve remoção de terra por caminhões e máquinas da Prefeitura e também alugados, permitindo que o tráfego de veículos continuasse fluindo. No entanto, no dia 09, um novo deslizamento tomou conta de toda a pista, tendo o Prefeito determinado sua interdição até que seja sanado o problema.

No dia 11 Patrick Drumond foi para Belo Horizonte, onde encontrou-se com o Secretário de Estado de Obras Públicas, Deputado Carlos Melles, solicitando ajuda do estado, sob alegação de que o Município não dispunha de recursos, mão de obra e maquinário para resolver a questão. Obtendo do Secretário a garantia de que uma equipe do CEDEC/MG e do DER/MG chegariam a Carangola no dia seguinte para avaliar a situação, o que aconteceu.

Maquinas e caminhões do Governo do Estado
 estão trabalhando na retirada da terra.

Paralelamente, o Prefeito solicitou a presença de um especialista naquele tipo de desastre ambiental, tendo comparecido no dia 12 ao gabinete o Prof. Enivaldo Minetti, da Universidade Federal de Viçosa, ocasião em que também compareceram ao gabinete o Sargento Fagundes (CEDEC), o Geotécnico Carlos Eduardo Sales e José Flávio Santos, ambos do DER.
Na reunião do dia 12 o Prefeito Patrick aproveitou para anunciar que estava contando com uma estrutura do Governo do Estado para ajudar na empreitada e também disse que a Empresa Anglo Ferrous havia aventado a possibilidade de auxiliar na remoção da terra.

Desde o dia 13 vêm sendo retiradas do local  centenas de caminhões de terra por dia e os técnicos não sabem prever quando terão a situação totalmente sob controle.

O Diretor do Semasa e Diretor de Obras do Município, Engenheiro Juceleno Viegas tem acompanhado todo o processo dando suporte técnico para a equação do problema.
Mesmo com toda a ação, a terra que deslizou atingiu postes da CEMIG, padrões de água e luz e destruiu casas do bairro Pendura Saia.
"Temos procurado envidar todos os esforços para a remoção da terra, a destinação adequada da água que contribuiu pra o deslizamento, para a liberação do tráfego de veículos e, acima de tudo, para garantir a segurança das famílias que moram naquela área" destacou o Prefeito Patrick, enfatizando: "pedimos a compreensão de todos, pois este é um momento difícil e que requer a união dos carangolenses para auxiliar na sua solução".
Com a interdição da Av. Antônio Carlos de Souza, o trânsito foi desviado para a estrada da Varginha, Av. Juca de Souza, passando pelo antigo Pontilhão de Ferro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário