quinta-feira, 28 de abril de 2011

EDITORIAL

*Larousse nos diz que comunidade é o "agrupamento social que se caracteriza por acentuada coesão baseada no consenso espontâneo dos indivíduos que o constituem". Também é ele que nos diz que sociedade é o "conjunto dos membros de uma coletividade sujeitos às mesmas Leis". Pois bem, diante dessas classificações constatamos que tanto a comunidade quanto a sociedade fazem parte de um mesmo conjunto que busca a socialização e sobre esta o autor destaca ser o "desenvolvimento da consciência social, do espírito de solidariedade e de cooperação nos indivíduos de uma comunidade".
Como podemos ver, é importante que todos os cidadãos que fazem parte de uma comunidade e de uma sociedade socializem-se e socializar-se é desenvolver-se conscientemente de forma a ser parte integrante, ativa e produtiva dentro da sociedade. É ser solidário, é cooperar com o desenvolvimento do todo e certamente, partindo dessa premissa, a sociedade será mais justa e o indivíduo viverá melhor. E o que isso quer dizer? Que cada cidadão é responsável pela comunidade e pela sociedade em que vive.
Após fazermos esse preâmbulo lembramos que uma sociedade ou comunidade que viva de mexericos e mediocridade, difamações, maledicências e atitudes perniciosas certamente ainda está longe de ser uma comunidade socializada. Mas também não podemos dizer que ela é primitiva, pois, se observarmos a forma vivente dos silvícolas, vamos constatar que, verdadeiramente, são eles uma comunidade socializada.
O índio respeita o outro índio, respeita o meio ambiente, os animais, os vegetais, os rios, a natureza como um todo, não rouba para adquirir mais para si em detrimento do prejuízo do outro e muito menos age de forma espúria, na calada da noite, desejando o mal dos seus, pois, afinal, dentro de uma sociedade, o outro é eu e eu o outro e enquanto não pensarmos assim certamente não seremos socializados e se não nos socializarmos continuaremos marchando em um mesmo lugar, afundando no lodo de nossa ignorância, vendo a nau de nossa existência e da sociedade e comunidade em que vivemos naufragar. Porém ainda há uma esperança e a esperança é de que pensemos como sociedade, socializando-nos e ajudando a comunidade em sua socialização.
Não existe uma receita linear para a socialização, mas uma coisa é certa. Precisamos pensar que, ao invés de torcermos para que os Projetos ou Administração do outro resultem em erros, devemos querer fazer melhor, ser melhor, produzir melhor, pois a disputa do melhor pelo melhor certamente levará a sociedade como um todo a ser melhor, e assim todos serão verdadeiramente socializados. Albino Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário