terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Niemeyer: Um Comunista que amou o Brasil e o mundo

Juscelino ao lado do arquiteto de Brasília, Niemeyer.
Lúcido aos 104 anos, Oscar Niemeyer mantinha-se sonhando, fazendo dos sonhos sua vontade de viver e de transformar o mundo num mundo melhor. O talentoso Arquiteto brasileiro deixou marcas pelo mundo, não apenas de suas obras com traços de um visionário do futuro, mas com suas posições e pensamentos característicos dos grandes homens. Um comunista que enfrentou a ditadura como comunista. Um homem além do seu tempo. Um humanista que sempre pensou na vida justa e igualitária para todos. Um brasileiro que se tornou um artista universal.
A morte de Niemeyer no dia 5, no Rio de Janeiro, fez o mundo voltar seus olhos para o Brasil de uma forma especial e reverencial, e não podia ser de outra forma. As Nações Unidas prestaram uma homenagem no dia 6, tendo a Diretora Geral da Entidade, Irina Bokova, ressaltado que Niemeyer merece o título de Artista Universal por seu trabalho e legado, destacando que Brasília, cuja arquitetura tem a assinatura do arquiteto está na lista mundial da Unesco desde 1987.
Oscar Niemeyer foi o fundador da arquitetura moderna, deixando grandes obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Hoje (15) ele estaria completando 105 anos.

Em Minas Gerais o Complexo da Pampulha, cuja beleza encanta os mineiros e visitantes, tem a assinatura de Oscar Niemeyer.
O arquiteto sempre deixou clara sua origem comunista e manteve apoio à política esquerdista, sendo amigo de personalidades como o cubano Fidel Castro.
Anotamos algumas de suas frases, certamente elas sobreviverão ao tempo mais que sua própria arquitetura:
"A Humanidade precisa de sonhos para suportar a miséria; nem que seja por um instante".
"A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem".
"A luta por uma sociedade mais justa não pode se perder no tempo."
"A vida é um sopro. Por isso, não há motivo para tanto ódio"
"Acho muito bom a pessoa se recolher e ficar pensando em si mesma, conversando com esse ser que tem dentro dela, que é nosso sósia, né? Eu converso com ele a vida inteira."
"Conjunto da Pampulha: Era um protesto que eu levava como arquiteto, de cobrir a igreja da Pampulha de curvas, das curvas mais variadas, essa intenção de contestar a arquitetura retilínea que então predominava."
"Enfim, pude conviver com verdadeiros patriotas. Brizola, preocupado com a formação das crianças, levou adiante o projeto de Darcy de construir os CIEP's. Do ponto de vista da Arquitetura, os CIEP's não tinham importância. Do ponto de vista social, tinham. Hoje estão por aí, abandonados."
"Enquanto existir miséria e opressão, ser comunista é a solução."
"Estamos otimistas, o mundo está mudando, o império velho de Bush está desmoralizado. Acho que o mundo está melhorando. O Capitalismo está desmoralizado, e essa reação é natural."
"Eu diria que sou um ser humano como outro qualquer, que vim. Deixo a minha pequena história que vai desaparecer como todas as outras."
"Lógico que ainda acredito no Comunismo. Não sou cretino. É uma idéia que está no coração de todo mundo."
"Mais importante do que a Arquitetura é estar ligado ao mundo. É ter solidariedade com os mais fracos, revoltar-se contra a injustiça, indignar-se contra a miséria. O resto é o inesperado; é ser levado pela vida."
"Na rua, protestando, é que a gente transforma o País".

Nenhum comentário:

Postar um comentário