quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Dezenas de cicloturistas estiveram presentes na VI edição do Bike Luz

Momento em que o Padre Elias dava a Bênção aos cicloturistas do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil.


A Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ e o Clube de Cicloturismo do Brasil, promoveram em julho deste ano a VI edição do Bike Luz, peregrinação de bike através do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil evento que vem se tornando destaque no cicloturismo Nacional.
O Bike Luz 2014 reuniu dezenas de cicloturistas dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Alagoas, Ceará, Pernambuco e Stª Catarina.
O início do pedal se deu na base da cachoeira de Tombos onde todos tomaram o café da manhã seguido de um Pai Nosso coletivo. Logo após aconteceu uma conversa sobre o trajeto e a forma de condução dos participantes feitas por Albino Neves, Presidente da ABRALUZ e por Edmar Garcia e Carla Rodrigues, do Clube de Cicloturismo. Ainda em Tombos os cicloturistas participaram de uma Missa na Igreja Nossa Senhora das Dores, celebrada pelo Padre Elias que também deu as bençãos aos participantes.

Cicloturistas reunindo-se na base da cachoeira de Tombos.
Durante os quatro dias de pedal os cicloturistas passaram por fazendas centenárias, reservas de mata nativa, cachoeiras e diversos sítios históricos e culturais de Catuné, Água Santa, Pedra Dourada, Faria Lemos, Carangola, Caiana, Espera Feliz, Pedra Menina, Quicé, Galileia, Caparaó, Boa Vista e Alto Caparaó.
Os cicloturistas também visitaram os Monumentos em homenagem aos Índios (Tombos), Nossa Senhora de Lourdes abençoando a peregrina mulher (Catuné), São José abençoando o peregrino estrangeiro (Pedra Dourada), São Mateus abençoando o peregrino criança e afro-descendente (Faria Lemos), Santa Luzia abençoando o peregrino deficiente visual, simbolizando todos os peregrinos deficientes físicos que percorrem a via de peregrinação (Carangola), São João Batista abençoando o peregrino idoso e Templário (Caiana) e São Sebastião, abençoando o peregrino cavaleiro (Espera Feliz). Esculturas feitas pelo artista Afonso Barra e patrocinadas pela ABRALUZ.
Para a realização do Bike Luz são contratados entidades, empresas e profissionais liberais que prestam serviços de transporte de mochilas, mecânica de bike, ônibus de retorno à Carangola, caminhão de transporte de bikes, comida, café da manhã, lanche, seguro, guia, entre outros.

Cicloturistas do Bike Luz vieram de vários estados do Brasil para percorrerem a rota do Caminho da Luz.
A ABRALUZ e o Clube de Cicloturismo contaram também com a parceria da Operadora de Turismo Rastro de Luz. A Direção das Entidades já garantiram a mesma parceria para a 7ª edição do Bike Luz que acontecerá na primeira semana de julho de 2015.
O Bike Luz tem sido um importante meio de divulgação das belezas, cultura e história da região, garantem os participantes. Alguns deles dizem que, em termos de organização, o evento está entre os melhores do Brasil no gênero.  

Momento em que dezenas de cicloturistas passavam pelo centro da cidade de Carangola durante o Bike Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário