sábado, 14 de julho de 2012

Favale completa 40 anos e vislumbra tornar-se uma Unidade da UEMG


O Presidente Braz Cosenza, a Diretora Carmem Helena
Barradas, o Reitor Dijon Moraes, convidados e
Professores juntos ao Memorial Prof. Aluísio Pimenta.

Já em 1965 o então Deputado João Belo propôs na Assembléia Legislativa de Minas ao então Governador Magalhães Pinto a criação de uma Faculdade de Filosofia em Carangola e em 16 de novembro daquele mesmo ano foi publicada a Lei 3.563 que criava a Faculdade, a qual foi regulamentada através do Decreto 9.343 de 4 de janeiro de 1966. No entanto, só em 30 de abril de 1970 o então Governador Dr. Israel Pinheiro instituiu a Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola, segundo informações de Lucrécia Martins Brum Muniz, representante do Governo do Estado de Minas nos Atos Constitutivos da Fundação Fafile.

Momento em que o Presidente Braz Cosenza
e o Reitor Dijon Moraes descerravam a fita inaugural.
Em comemoração aos 40 anos de fundação da 
Fafile, aconteceu, no dia 28 de junho, no Salão de Festas do Ateliê Decorart uma solenidade que contou com a presença de diversas personalidades da região e do Estado, tendo como Mestre de Cerimônias a Professora Drª. Ivete Monteiro de Azevedo, que fez uma breve apresentação sobre a Fafile e sobre as Faculdades Vale do Carangola - FAVALE, lembrando que, desde sua fundação, a Instituição "vem vencendo todos os obstáculos e se firmando como uma instituição sólida, graças ao trabalho da Direção, dos Professores, dos Funcionários, o apoio dos alunos, da sociedade e dos cidadãos de bem".

Braz Cosenza disse que o sonho da
estadualização está mais próximo.
O Presidente do Conselho, Professor Braz Cosenza falou de sua gratidão e reconhecimento à grande aniversariante, a Faculdade, lembrando que ali mais de 10 mil alunos de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro já foram formados, fazendo uma referência toda especial ao Professor e ex-Ministro Aluísio Pimenta, que muito tem ajudado à Fafile/FAVALE, alertando para a importância da qualificação de seu corpo docente, para que a Instituição alcançasse patamares mais altos, e assim, hoje, são muitos Professores com Mestrado, Doutorado, com projetos na CAPES e no Cnpq, dando à Faculdade as qualificações necessárias para agilizar o processo de estadualização.

O Reitor Dijon Moraes falou de seu carinho pela
cidade e conhecimento de Carangola.
"Hoje vivemos dias de glória, com quase 900 alunos, 10 cursos de Graduação, 2 de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e acabamos de receber os documentos do MEC para implantação do EAD e do Curso de Enfermagem" lembrou o Professor Braz enfatizando, "mas precisamos da estadualização plena, queremos a UEMG completa e sólida, para o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, pois o tão sonhado Campus de Carangola atenderá principalmente àqueles menos favorecidos com acesso ao Ensino Superior".




O Presidente Braz Cosenza lembrou ainda que a FAVALE está entre as 100 melhores faculdades do país e que isso se deve ao trabalho de todos.
O Prefeito Patrick garantiu a Braz Cosenza,
Dijon Moraes e Eduardo Santa Cecília
o apoio político para a estadualização.
Logo a seguir foram prestadas homenagens ao Professor Aluísio Pimenta, que teve inaugurado um Memorial seu na FAVALE, que como bem prefaciou o Professor Dijon, no seu livro 'Educação - Minha causa', "O professor Aluísio Pimenta é sinônimo de uma vida dedicada às causas sociais, às grandes questões humanitárias, aos direitos humanos, à política e à Educação".  Também foram prestadas homenagens a todos os ex-Presidentes daquela Instituição e aos Professores que partiram, sendo que a esses foi citado o poeta Drumond quando disse, "tenho razão de sentir saudades/... antecipaste a hora... tenho razão para sentir saudade de ti, de nossa convivência em falas camaradas, simples apertar de mãos, nem isso, vós modulando sílabas conhecidas e banais que eram sempre certeza e segurança... sim, tenho saudades..." Todos temos! Mensagem esta dedicada aos Professores Hercílio Motta Hosken, Dr. Geraldo da Costa Mattos e Lúcio José Gusman e às Professoras Janete Najib Sales, Maria de Loudes Campos, Othil Stutz Gehardt e Wanda Zamith Leite.

Conforme a Resolução 01/12 de 01 de junho de 2012, o Conselho de Curadores da Fafile agraciou, com Medalha e Título, pela relevante atuação e contribuição ao Ensino Superior em Carangola, as seguintes Entidades e personalidades: 1- Congregação Servas de Maria do Brasil, Geraldo Gomes da Costa, Sebastião Ferreira Lima, Profª. Alcinéa Novais Ladeira, Profª. Carmem Helena Barradas Calito, Profª. Wania Maria Guimarães Lacerda, Prof. João Augusto Alves de Meira Neto, Biólogo Gilmar Valente, Prof. Renato Neves Feio, Ex-Deputado Mario Heringer, Prof. Eduardo de Andrade Santa Cecília, Prof. Ramon Villar Paisal, Fundação Renato Azeredo, Dr. Marcos de Aguiar Arlé, Sra. Patrícia Maria Mou.
O Presidente Braz Cosenza ao lado de alguns
homenageados com a Medalha.
Com o Mérito e Medalha, Dr. Diógenes de Araújo Neto foram homenageadas as seguintes personalidades e Entidades: Sr. Governador Antônio Augusto Junho Anastasia, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dr. Nárcio Rodrigues, Prof. Aluísio Pimenta, Prof. Dijon Morais Junior, Dr. Laerte Campos Hosken, Deputado João Bello de Oliveira Filho (In Memoriam), Dr. Juarez Quintão Hosken, Sra. Lucrécia Martins Brum, Sra. Maria das Dores Finotti ( In Memoriam), Sr. Humberto Rodrigues Gomes, Sra. Gladys Carvalho de Magalhães Caldeira, Dr. Diógenes de Araújo Netto (In Memoriam), Prof. Rogério Carelli, Dr. José Carlos Carvalho, Prof. Ruy Figueiredo Neves, Sr. João Geraldo Itatuitim, Profª. Alcyone de Souza Santos Meirelles, Dr. Adriano Magalhães Chaves - Secretario de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Dayvison Rodrigo Braga de Oliveira, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD, Instituto Estadual de Florestas - Curso AMUC, Grupamento da Policia Ambiental de Carangola, Albino Neves - Jornal Folha da Mata e Fundação Biodiversitas. Também os Presidentes da Fundação Dr. Fernando de Souza Costa, Sr. Sebastião Vilmar Couto, João Ubaldo da Silva (In Memoriam), Sergio Luiz Montes (In Memoriam), Murilo Antônio Pereira e Ignácio de Loyola Musse Dittz Drumond. Os Presidentes das Unidades Associadas: Dra. Silvana Regina Paslauski, Prof. Fábio Pimenta Esper Kallas, Prof. Gilson Soares, Profª. Lázara Maria Alves Moraes de Souza e Profª. Ivan Ferrer Maia.

Também foram homenageados como Alunos Eméritos da Favale/UEMG: Camila Silveira de Andrade (S. Social), Aline Radael de Souza (Pedagogia), Elyvelton Rodrigues Francisco (Geografia), Fabiana Leopoldo Barbosa (Administração), Ralphy Lacerda Xavier ( Biologia) e Luiza Ferraz Vieira ( Matemática).
O Prefeito de Carangola Patrick Drumond cumprimentou a Direção da Faculdade, Professores, Funcionários e a Comunidade Acadêmica, ressaltando que sempre acreditou que o sonho da estadualização se tornasse uma realidade e enalteceu a pessoa do Professor Aluísio Pimenta, que sempre foi um árduo trabalhador para que tal fato acontecesse e também enalteceu o trabalho do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dr. Nárcio Rodrigues e do Governador Antônio Anastasia que tem tido a sensibilidade de transformar a UEMG numa das mais importantes Universidades de Minas e do Brasil.
Os Vereadores Ronaldo Detetive e Carlos Benedito entregaram uma Moção de Aplausos ao Professor Dijon de Moraes, Reitor da UEMG.
Albino Neves ouviu do Reitor Dijon Moraes
a garantia da estadualização.
Após as homenagens, o Reitor Dijon Moraes lembrou que Carangola é marcada por lembranças significativas como o milenar jequitibá, a Vó Quita, o Caminho da Luz e sua vizinhança do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e do Parque Nacional do Caparaó, além da proximidade das divisas do Rio de Janeiro e Espírito Santo, também exaltou as palmeiras centenárias, os velhos casarios, a Igreja Matriz do Santuário de Santa Luzia e falou sobre os 40 anos da FAVALE, lembrando que "vivemos um momento especial que é a incorporação definitiva da FAVALE pela Universidade do Estado de Minas Gerais, projeto que está em andamento, com aval do Secretário de Ciência e Tecnologia, do Governador do Estado e a plena aceitação da UEMG".
Logo a seguir o Professor Braz Cosenza deu por encerrada a solenidade, sendo servido um jantar a todos os presentes.
Em entrevista ao Diretor da Folha Albino Neves, o Professor Dijon garantiu que a estadualização definitiva da Fafile pela UEMG acontecerá até o final do ano de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário