sábado, 14 de julho de 2012

Asfalto de Carangola melhora trafegabilidade no centro de Carangola, mas carga pesada pode destruí-lo


População veio às ruas para ver o início do asfalto.

Depois de muita polêmica, primeiro na Câmara Municipal de Carangola onde os Vereadores de oposição à atual Administração tentaram de todo jeito postergar a votação, autorizando o Executivo Municipal a contrair financiamento junto ao Programa SOMMA - BDMG - Governo de Minas e de partidários do então pré-candidato à Prefeitura de Carangola, Luiz Cesar Ricardo Soares, mais conhecido como Cesar da Dourada, garantirem que o recurso de R$ 5 milhões não sairiam para Carangola, pois ele, Cesar da Dourada, iria barrar a liberação dos recursos através do Secretário de Governo Danilo de Castro, o fato é que os recursos foram liberados graças à atuação do Deputado Federal Bernardo Santana e do ex-Deputado José Santana, Membro do Conselho Político do Governador Anastasia. Com a liberação dos recursos, uma "avalanche" de obras vem sendo realizada em Carangola.
Vencedora da licitação para realização das obras, a Construtora Irmãos Hubner Ltda, no dia 28 de junho surpreendeu Carangola e os carangolenses ao chegar com diversas máquinas, caminhões e homens para iniciar o asfaltamento ligando a MG 111, na entrada de Carangola pelo lado de Faria Lemos, estendendo-o até a Ponte do Santo Onofre, início da Av. Magalhães de Queiroz. No trajeto foram asfaltadas a Av. Machado de Assis, as Ruas Wady Mergh, Vinte e Um de Abril, Antônio Marques, Dr. Juraez Hosken e a Praça Getúlio Vargas.

Asfalto se estende por várias ruas de Carangola.
Ao contrário do que muitos pensavam, a massa asfáltica na extensão do trecho ultrapassou os 6 centímetros de espessura, quase o triplo da medida utilizada sobre os paralelepípedos das ruas de Espera Feliz e que mereceram por diversas vezes críticas da imprensa, inclusive da Folha.
Apesar da qualidade do asfalto e da espessura, o fato é que nem mesmo os asfaltos utilizados em Rodovias Estaduais e Federais comportam a trafegabilidade de cargas excessivamente pesadas. Por essa razão, os Poderes Legislativo e Executivo de Carangola precisam urgentemente proibir o tráfego de carga pesada pelo trecho asfaltado para não diminuir o tempo de vida útil do asfalto, tendo em vista que é proibido por Lei o tráfego de cargas com 60, 80 e até 100 toneladas pelas Rodovias, fato que vem acontecendo em Carangola com a passagem de enormes blocos de granito extraídos no vizinho Município de Faria Lemos e que atravessam o centro da cidade de Carangola na "boca da noite" ou da madrugada, a fim de burlar a fiscalização.
A obra executada naquele trecho é financiada pelo BDMG com o apoio do Governo de Minas e tem o valor de R$ 1.254.211,95.
O novo asfalto deu um toque todo especial à entrada da cidade e ao centro da cidade, melhorando a trafegabilidade e merecendo reconhecimento da maioria dos carangolenses.
É preciso agora que as lideranças políticas do Município, independente da cor partidária, se mobilizem para reivindicarem junto ao Governo do Estado a construção de um desvio por fora da cidade para passagem do tráfego pesado que tem aumentado significativamente nos últimos 2 anos.
No início do asfaltamento, dia 28 de junho, o Prefeito Patrick Drumond, de Carangola, falou de sua felicidade em acompanhar a construção e lembrou que a atuação do Deputado Bernardo Santana e de seu pai,  o ex-Deputado José Santana, este, Membro do Conselho Político do Governador Anastasia, foi fundamental  para tal conquista. "Hoje Carangola vive um novo tempo e uma nova era" arrematou o Prefeito.

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