sábado, 14 de julho de 2012

Calçadão de Carangola marca uma nova história na vida da cidade e recebe membro do Conselho do Governador


O Prefeito Patrick inaugura o Calçadão ao lado do
ex- Deputado José Santana,  Membro do Conselho
 Político do Governador Anastasia.

Depois de várias tentativas de boicote e picuinhas políticas, afirmando-se que o Calçadão não seria construído, que a obra seria paralisada no meio do caminho, que haveria embargo judicial e outras tantas baboseiras mais, apregoadas por aqueles que não amam Carangola, o Calçadão da Pedro de Oliveira, que teve sua construção iniciada dia 21 de março e que tinha previsão de termino em 180 dias, foi inaugurado no dia 6, 105 dias depois da obra ter sido iniciada pela Construtora Hidralar, dirigida por João Martins, o popular Nego João.

Momento em que a professora Lauricy
Beletti falava sobre a história da Rua XV,
 hoje calçadão da Pedro de Oliveira.
Presentes à inauguração, centenas de Carangolenses e visitantes e também muitos daqueles que agouravam a obra e apregoavam que ela não seria realizada. Entre as autoridades presentes, o ex-Deputado por 4 mandatos José Santana, membro do Conselho Político do Governador Antônio Anastasia, o Deputado Federal Bernardo Santana, a Deputada Estadual Luzia Ferreira, além de vários Vereadores, Secretários Municipais, familiares dos comerciantes tradicionais da antiga Rua XV de Novembro, representantes de Entidades de Classe de Carangola e do Pároco Padre Jamir.
Paulo de Oliveira, filho de Pedro de Oliveira,
falou sobre a vida de seu pai e de seus feitos.
A Placa Inaugural, contendo o nome das famílias que construíram a base comercial da Rua XV e também da Rua Pedro de Oliveira e que tem no outro lado um texto da Professora Laurici Beletti intitulado ...E por falar em saudade... foi descerrada pelo Prefeito Municipal Patrick Drumond e pelo membro do Conselho do Governador, José Santana.

A obra orçada em R$ 335 mil foi feita através de recursos da Prefeitura Municipal de Carangola e da Empresa Anglo American, esta como compensação ambiental.

O Deputado Bernardo Santana exaltou o trabalho
do Prefeito Patrick Drumond em
“tão pouco tempo de governo”
.
O Calçadão deu um ar de modernidade a Carangola, devolvendo aos carangolenses o espírito da "Princesinha da Zona da Mata". Bancos, iluminação moderna, calçadas amplas, pedra portuguesa, arborização, hidrantes para combate a incêndios, piso tátil de orientação para deficientes físicos e diversas outras novidades, além do estacionamento para bicicletas na Rua Cel. Novaes.
O evento foi abrilhantado pelo grupo No Compasso do Choro e em seguida o quarteto do Caldeirão Sertanejo, fazendo o povo cantar e dançar em comemoração ao grande momento.

A inauguração foi uma festa do povo que mostrava
toda a sua alegria com a inauguração do
Calçadão da Pedro de Oliveira.
A Professora Laurici Beletti leu o texto com as reminiscências da história da principal rua da cidade e iniciou sua fala dizendo que "até que enfim nossa cidade se mexe e sai do marasmo em que se encontrava. As obras do Calçadão da Pedro de Oliveira estão mexendo com as cabeças e os corações dos carangolenses". Mais à frente, antes de terminar sua fala, lembrou que "a revitalização da Rua Pedro de Oliveira é uma injeção de sangue novo na história dessa cidade. De agora em diante uma nova história está sendo escrita. Beleza, limpeza, um certo luxo, plantas, iluminação, bancos, um belo projeto da arquiteta carangolense Lúcia Portilho Mattos... 'Prata da casa', como o atual Prefeito, Patrick Drumond, e ser 'prata da casa' é um pormenor importantíssimo" e terminou parabenizando a todos os envolvidos no projeto, em especial e Nego João e sua equipe.

O Prefeito Patrick Drumond lembrou sobre sua infância
na Rua Pedro de Oliveira e de poder devolver
à sua terra o amor que ela sempre teve por ele.
A Deputada Luzia Ferreira lembrou, em sua fala, que o clima de inauguração era o de "Copa do Mundo", pois o Centro da cidade é o coração de uma cidade e o coração da cidade tem que ser bem cuidado, pois, mais importante que os carros, são as pessoas".
Já o Deputado Bernardo Santana lembrou que a inauguração é um marco na história de Carangola, citando nomes importantes que fizeram parte da história e ressaltando que "Carangola é pujante em sua civilidade" e lembrou ainda que o Prefeito Patrick "conseguiu dar um impulso e tirar Carangola do marasmo em que ela vivia. "Esta obra é a obra do século desta cidade. Como vale a pena poder ajudar Carangola. O Prefeito Patrick e sua equipe a favor de sua gente". Ao término de sua fala disse que trazia um abraço de Mário Heringer, "importante líder político que sempre trabalhou por essa terra".


Uma multidão tomou conta do Calçadão da Pedro de Oliveira em sua inauguração.
Em nome das famílias homenageadas falou Paulo de Oliveira, filho de Pedro de Oliveira, que deu nome à rua. Paulo falou que sentiu uma emoção incomum ao falar de seu pai, homem que sempre trabalhou por Carangola e por sua gente, que dividia a comida com os funcionários da Prefeitura e que morreu no cumprimento do dever, retirando um motorista do volante de um caminhão para passar em uma ponte e pouco à frente quis o destino que uma pedra rolasse e viesse a matá-lo.

O Prefeito Patrick lembrou de sua juventude na Rua Pedro de Oliveira e que nada mais justo do que reverenciar todos aqueles que escreveram a história daquela via, e lembrou que carangolense é assim, "tem um sangue diferenciado, não aceita o discurso fácil, não olha para trás, mas sempre para frente, é um povo que acredita na história, nos homens de bem", e finalizou com os olhos embargados, dizendo "tenho orgulho de ser carangolense, de fazer por Carangola, pois em minhas veias corre o sangue da minha gente e da minha terra". A seguir parabenizou a Lúcia Portilho, a Hidralar, a todos os funcionários, a todos aqueles que colaboraram de alguma forma para que a obra pudesse ser entregue.
O Padre Jamir falou sobre o caminho indicado por Jesus e
pediu a todos que juntos rezassem a Oração do Pai Nosso.
Como o momento tratava da inauguração de uma Rua, Padre Jamir leu um texto bíblico onde Jesus dizia "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" relacionando a Rua com o Caminho, a Verdade como princípio e a Vida como a Graça de Deus e, finalizando, conclamou a todos a rezarem juntos a Oração ensinada por Jesus, o Pai Nosso, indiferente de religião ou credo, lembrou o Padre. E a seguir cantou junto com todos "Essa cidade será abençoada, porque o Senhor derramou o Seu amor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário