A Cachoeira deu nome à cidade de Tombos. |
Em 21 de maio de 1852, através da Lei Provincial nº 605, o Curato de Nossa Senhora da Conceição dos Tombos do Carangola, na ocasião, pertencente ao Município de São João Batista do Presídio (Visconde do Rio Branco) era elevado à categoria de freguesia (Distrito), sendo que a jurisdição da freguesia de Tombos abrangia os territórios dos Municípios de Carangola (até o Distrito de Alvorada), Faria Lemos, Pedra Dourada, Divino, Caparaó, Espera Feliz e Caiana e ainda pelo lado do Rio de Janeiro, Purilândia, Porciúncula, Ourânia, Varre Sai, Santa Clara e Natividade, segundo nos conta o Historiador Rogério Carelli em "Efemérides Carangolensis". Desta forma nasceu o Município de Tombos.
"Portal de Minas", Tombos preserva inúmeros patrimônios de sua história e também abriga uma das primeiras Usinas Hidrelétricas de Minas Gerais e do Brasil. Além disso, em Tombos inicia-se o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, rota de peregrinação que se estende até o Pico da Bandeira.
O Município de Tombos completa 160 anos tendo à frente do Governo Municipal o Prefeito Ivan Carlos de Andrade e como vice-Prefeito Mateus Pereira Junior.
O aniversário do Município será comemorado no dia 24, durante a abertura da 36ª Exposição Agropecuária, quando acontecerá um desfile cívico escolar que marcará a data magna de Tombos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário