O número de veículos que circulam por todas as
cidades do Brasil tem crescido muito nos últimos anos, principalmente durante e
depois da “era Lula” e em Carangola não é diferente.
Tendo as principais vias de tráfego sido construídas
para passagem de carroças e trens, um dos maiores problemas enfrentados em
Carangola, no momento, é em relação ao trânsito de veículos pesados pelo centro
da cidade. O mesmo problema também já foi enfrentado por Muriaé, Manhumirim e
Manhuaçu, que trataram de construir vias alternativas que desafogaram de forma
significativa seus principais centros urbanos.
Carretas continuam transitando pelas ruas da cidade. |
A falta de uma representatividade política a nível
Estadual e Federal fez com que Carangola passasse os últimos anos sem nenhum
investimento expressivo no Município a esse respeito. Desta forma, as
prioridades foram sendo deixadas de lado e os chefes do Poder Executivo, com a
pouca arrecadação existente, legados às pequenas obras e feitos, é como se
estivesses cobertas com um cobertor de peleja: “quando cobre a cabeça descobre
o pé, e vice-versa”.
Agora, com a era da modernidade do Município que
vem sendo implantada com a reformulação do centro comercial através da
construção do calçadão da Rua Pedro de Oliveira, aumenta a necessidade da
retirada do trânsito pesado do centro da cidade, fato que tem trazido grandes
transtornos.
Para muitos que não conhecem adequadamente a área
territorial de Carangola, a retirada do tráfego pesado do centro da cidade
parece “algo impossível”. No entanto, para aqueles que têm melhor entendimento
torna-se possível fazendo uma ligação entre a BR 482 (Carangola/Espera Feliz)
passando pelo Distrito de Lacerdina, ligando à estrada Carangola/Caiana e consequentemente à estrada
MG 111. Tal desvio, além de tirar o tráfego pesado do centro da cidade traz
outro benefício, que é a ampliação da área urbana em 5 vezes o seu atual
tamanho.
Existem também aqueles que acham que a retirada do
trafego pesado do centro da cidade trará prejuízo ao comércio carangolense, fato
que não passa de ledo engano. Isso porque os veículos pesados apenas passam por
Carangola não fazendo parada na cidade, ou seja, deterioram o piso da cidade e
não deixa nenhum benefício para Carangola e os carangolenses.
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