segunda-feira, 14 de maio de 2012

Médicos criticam baixo preço das consultas médicas pagas pelo SUS


*A festividade de comemoração do 66º aniversário da Sociedade Médica de Carangola, realizada no dia 5 na Sede da Entidade foi marcada com uma programação médico/científica, o 417º Encontro da Urezoma e contou com a presença de dezenas de médicos, além do Dr. João Batista Gomes Soares, Presidente do Conselho Regional de Medicina/MG; Dr. Lincoln Lopes Ferreira, Presidente da Associação Médica de Minas Gerais; Dr. Giovanny Leonardo Delana, Presidente da Sociedade Médica de Carangola; Dr. Manoel Torres Neves Neto, Presidente da Urezoma; Drª Conceição Maria Coelho, Secretária Municipal de Saúde de Carangola; Dr. Danilo Delácio Sobrinho, Diretor Clínico da Casa de Caridade de Carangola e Dr. Juan Angel Vidal Velasco, Diretor Clínico do Hospital Evangélico de Carangola.
As palestras médico/científicas abordaram os temas: Câncer de pulmão - desafios no diagnóstico, CPRE nas vias biliares e pâncreas, enxerto de pele - casos clínicos, relação médico-hospital: momento atual e o papel da Associação Médica nas conquistas médicas. Houve bastante participação dos presentes que  faziam perguntas para maiores esclarecimentos.
Após as palestras foi realizada uma mesa redonda que contou com a participação da Drª. Conceição e dos Dr's. Danilo, Juan, João Batista e Giovanny, sendo o foco central a tabela do SUS para o atendimento da população.
Dr. Juan falou da crítica situação vivida pelo Hospital Evangélico face ao baixo pagamento feito pelo SUS e aproveitou para lembrar que os políticos brasileiros quando são acometidos de qualquer mal, buscam o Hospital Sírio Libanês em São Paulo para serem atendidos, isso porque a maioria dos Hospitais não recebe o condizente para ter tal nível de excelência.
A Drª. Conceição lembrou que o Município repassa o dinheiro que vem para ele e o que está acontecendo é que o Estado não vem repassando o montante que lhe cabe, o que vem causando grande déficit na Saúde Pública.

Para Dr. Danilo é necessário que, a exemplo do que ocorreu com a "Ficha Limpa", haja um levante popular para adequar os recursos da saúde.
O que ficou claro durante a mesa redonda é que para compensar o baixo repasse das consultas,  o que vem sendo feito é a prescrição em massa de medicamentos, tornando o Brasil o país mais medicamentado do mundo e a solicitação de exames que geralmente são feitos pela rede particular, sendo que em 90% dos casos não demonstram anormalidades.
Drª. Conceição, citando Gilson Carvalho  - Assessor Técnico do CONASEMS - lembrou que no caso dos exames, em países desenvolvidos, quando esse percentual atinge de 20 a 30 % dos resultados apresentados no Brasil, é realizado um inquérito administrativo para apuração dos fatos.
O Presidente João Batista disse que "Minas está 'a pé' de Senadores, e que o mais difícil é achar Aécio Neves no Senado". Outro fato citado por ele é que a medicação está ficando cada dia mais cara no Brasil e, assim, os donos de laboratórios cada dia mais ricos.
Após a mesa redonda o Dr. Juan Angel foi condecorado com a Comenda Honra à Ética do CRM/MG, tendo também recebido uma caneta das mãos do Dr. Danilo e uma Placa das mãos da Drª. Conceição, que foi quem leu o curriculum do homenageado. Dr. Giovanny colocou a insígnia na lapela de Dr. Juan e seu filho, Dr. Rafael Vidal Cortez Velasco, foi incumbido pelo Presidente João Batista a entregar nas mãos do homenageado o 237º Diploma de Honra à Ética outorgado pelo CRM/MG desde sua criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário