sábado, 14 de janeiro de 2012

Recadastramento eleitoral em Faria Lemos visa corrigir distorções

O Censo de 2010 mostrou que as Comarcas de Carangola, Divino, Espera Feliz e Tombos tinham juntas, nos 12 Municípios, 126.689 habitantes, sendo que desses 93.869 eram eleitores, uma média de 74%. Dos Municípios da região, os três que tinham a menor taxa de eleitores eram Espera Feliz- 62,7%, Alto Caparaó - 64,29%, e Caiana - 67,7% e os que tinham, maior densidade eleitoral eram os Municípios de Faria Lemos - 94,69%, Pedra Dourada - 88,8% e Orizânia - 79,31%.
A disparidade entre Faria Lemos e Pedra Dourada levantaram suspeitas para o eleitorado e partidos dos respectivos Municípios. No caso de Faria Lemos, a oposição ao Prefeito José Clério Alves Terra solicitou do TRE/MG o recadastramento dos eleitores, o que está acontecendo de 21 de janeiro a 29 de fevereiro, enquanto em Pedra Dourada tudo continua na mesma.

Os representantes do TRE, 69ª Zona Eleitoral, Comarca de Carangola, Leonardo de Oliveira Lucas e Bruno Siqueira Ferreira estão realizando a revisão cadastral do Município de Faria Lemos, com dois kits biométricos, sendo esta a primeira vez que é feito o biométrico na região.
O sistema biométrico é o mesmo aplicado pela Polícia Federal na confecção de passaportes a fim de evitar fraudes e consiste na retirada de fotografia e na coleta das digitais de ambas as mãos.
Até o dia 6 de janeiro cerca de 400 pessoas já haviam feito a revisão cadastral.
A revisão cadastral biométrica seguramente vai detectar os eleitores que residem em um Município e que por vantagens pessoais, amizade ou manipulação política, transferiram seu domicílio. Isso porque, com o novo sistema, será possível o cruzamento de informações que detectarão qualquer tipo de irregularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário