Fundado em agosto de 1953 e reconhecido como Entidade Filantrópica e declarado como de Utilidade Pública Federal, o Hospital Evangélico de Carangola atende a macro e micro região de Carangola composta por 36 cidades, que juntas somam uma população de cerca de 300 mil habitantes com uma estrutura física de 12 apartamentos, 28 leitos SUS(clínica e cirúrgico, 5 de obstetrícia, 6 de pediatria, e outros 6 leitos além de berçário com 3 incubadoras, 3 berços aquecidos e 5 berços simples).
Entre os serviços oferecidos pelo Hospital Evangélico estão Cirurgia em geral, cirurgias em Videolaparoscopia, cirurgias bariátricas (redução de estômago), raio x convencional e contrastado, ultrasonografia e eco dopller, Ecocardiograma e Eletrocardiograma, Endoscopia digestiva, Colonoscopia, serviço e atendimento de urgência e emergência 24 horas, Pronto Atendimento Médico - PAM e banco de sangue. Dessa estrutura, 43 leitos são do SUS e 15 leitos particulares e convênio, além de uma UTI com 6 leitos e Centro Cirúrgico com 3 salas.
Atualmente o Hospital Evangélico tem como Diretor Clínico Juan Velasco e como Provedor o Dr. Waulio Mattos. Conta ainda com 129 funcionários com a missão de "promover atenção integral à saúde da comunidade da região de forma humanizada", tendo como valores "satisfação profissional, ética, responsabilidade social, equidade e resolutividade" e como visão "ser reconhecido como Hospital de Excelência pela qualidade de seus serviços" destaca a Direção do Hospital.
Graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Carangola, a UTI do Hospital voltou a funcionar e também foi comprado um gerador, o qual foi instalado graciosamente por Otton Reis, tendo a parte elétrica ficado a cargo do engenheiro Benony Filho, auxiliado pelo eletricista Amarildo, sendo que todos prestaram serviço gratuitamente a fim de colaborar com a instituição, tendo Otton Reis ainda doado vários materiais para a instalação e funcionamento do gerador.
A Direção do Hospital lembrou ainda que a Casa de Caridade de Carangola doou para o mesmo uma Usina de Oxigênio.
No dia 6, o Prefeito Patrick Drumond, acompanhado do Deputado Bernardo Santana, da Secretária Municipal de Saúde Conceição Verdini, do Administrador do CISVerde Sérgio Miranda, do Vereador Luciano Amaral, do Farmacêutico Marcos Oliveira e do Presidente da ABRALUZ Albino Neves, esteve visitando as dependências do Hospital Evangélico, onde foram recebidos pelos Drs. Juan Velasco e Waulio Mattos.
Na visita ficou constatado que, apesar de toda a estrutura particular do hospital, muito bem cuidada e asseada, apenas 3 apartamentos do setor particular e convênios estavam ocupados, tendo em vista que a ocupação depende de indicação médica e que, face à pouca ocupação, o hospital vinha acumulando débitos, fato que já havia sido mencionado pelo Dr. Fabrício Machado Siqueira durante a Audiência Pública sobre Saúde ocorrida na Câmara Municipal de Carangola no dia 5 de dezembro de 2011.
Durante a visita o Deputado Bernardo Santana lembrou que já havia comunicado ao Secretário de Estado de Saúde a situação de outros hospitais que também passavam pelas mesmas dificuldades, lembrando ao Secretário que muitas coisas relacionadas à Saúde funcionam muito bem no papel, mas não na prática. Bernardo Santana disse que estava admirado com a estrutura do hospital, que lamentava as dificuldades vividas e comprometeu-se a ser um porta-voz do HEC junto aos Governos Estadual e Federal, pois o Prefeito Patrick "já havia me comunicado a situação e solicitado o meu empenho para ajudar na equação do problema".
Nenhum comentário:
Postar um comentário