Enquanto a região foi castigada pelas enchentes, Carangola, quando quase sempre era o primeiro Município a ser alagado, neste ano, apesar da grande quantidade de chuva, a situação ficou controlada, pois mesmo o rio tendo subido alguns metros acima do seu leito normal, não jogou água pra fora.
Enquanto o Barraginha protege o Rio Carangola na entrada para Varginha de Baixo grande aterro vem sendo feito às margens do rio. |
Um fato desconhecido por grande parte da população é que graças ao Projeto Barraginha, realizado com recursos da Fundação Banco do Brasil e BNDES, foram feitos em 24 propriedades rurais do Município, todas a montante da área urbana, 300 pequenas barragens do tipo açudes para contenção da água nas devidas propriedades, água essa que consequentemente deixou de escorrer por rios e córregos que desaguam no Rio Carangola.
O Projeto, coordenado pelo Centro Universitário de Caratinga através do Professor Leopoldo Concepcion Loreto Charmelo, teve um custo de, cada barragem, R$ 330 reais, ou seja, todos juntos resultaram num investimento de R$ 99 mil. Um custo muito pequeno para um resultado muito grande e benéfico para os produtores rurais e para as cidades de Tombos, Porciúncula e Natividade, que assim, como Carangola, este ano também não sofreram enchente. O Projeto teve como parceiros a Agência do Banco do Brasil de Carangola, a Prefeitura, a Câmara Municipal de Carangola e os Sindicatos de Trabalhadores e de Produtores Rurais.
A idéia do coordenador do projeto é realizar em 2012 novas barragens, o que vai favorecer ainda mais os Municípios cortados pelo Rio Carangola.
O investimento feito foi baixo e o mesmo poderia ser adotado por Municípios como Divino e Orizânia, que desembocam no Rio Carangola e, no outro extremo, os Municípios de Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz e Caiana, o que resultaria em grandes benefícios para a população, diminuição de gastos dos Cofres Públicos para reparação de danos, redução de risco de vidas e de perdas materiais.
É maravilhoso e inteligente esse projeto de mini barragens! Parabéns aos idealizadores e executores! Mais vida com qualidade, mais água pura nas propriedades rurais, mais produção de alimentos e riquezas para todos!
ResponderExcluirAGORA PRECISA DA COPASA E SOCIEDADE CIVIL EXIGIR O TRATAMENTO DE ESGOTOS DAS CIDADES PARA DEIXAR DE POLUIR OS RIOS E CURSOS D'ÁGUAS