domingo, 14 de julho de 2013

Acorda Carangola! Foi o grito dos jovens


Juventude veio à rua com cartazes e faixas de protesto e gritando palavras de ordem.


As redes sociais fizeram com que o "gigante adormecido" "acordasse".
De norte a sul do Brasil manifestantes aderiram ao movimento que, sem sombra de dúvidas, é o maior já visto no país.
Representantes do Ministério Público 
participaram das manifestações.
Tudo começou em São Paulo com o aumento de R$ 0,20 centavos nas passagens de ônibus e bastou aquele levante para que em todo o Brasil pessoas se pusessem nas ruas para manifestar-se sobre os mais diversos temas: melhoria na Saúde Pública, na Educação, contra a corrupção, contra a PEC 37, solicitando reforma política, enfim, exigindo um novo Brasil.

Em Carangola não foi diferente. Centenas de pessoas, mobilizados por Israel Faccin, a maioria adolescentes e jovens, vieram às ruas no dia 21, saindo da Escola Helena de Oliveira, seguindo pela Rua Pedro de Oliveira e contornando a Praça da Matriz, onde o movimento foi encerrado.
Por medida de segurança, a Polícia Militar, sob o comando do Ten. Marcelo, deu proteção ao Fórum e Prefeitura para que tudo transcorresse dentro da mais perfeita ordem.
A princípio, a idéia dos manifestantes seria terminar a manifestação na Câmara Municipal, onde o Presidente daquela casa, Vereador Otávio Fonseca, Tatá do Roberto, havia convocado o povo para uma Audiência Pública a fim de decidir se o povoado de São Manoel do Boi deveria ter alteração de nome para São Manoel do Carangola.
Com um megafone, Israel Faccin 
conduzia a manifestação pública.
Cartazes e faixas mostravam a indignação do povo carangolense com os dizeres: "O povo merece mais respeito - Xô oportunistas - Que os recursos públicos sejam utilizados em prol da Saúde, Educação e Segurança Pública - Ou para a roubalheira ou paramos o Brasil - Queremos Escolas padrão FIFA - Tá ruim demais, político rouba e a justiça não vai atrás - Carangola, terra do Já Teve: Saúde, Educação e Trabalho - Efetivação de concursado deveria ser mais importante do que mudança de nome de povoado - Bandido menor também é bandido: Cadeia Neles - Você quer Tchu, você quer Tcha: Eu quero transparência" - Ato público contra a impunidade, faixa esta  em apoio ao Ministério Público contra a PEC 37 que era carregada em um dos lados pelo Promotor de Justiça Dr. Breno Max de Jesus Silveira.

Muitos dos manifestantes clamavam por melhores condições na Saúde e Educação em Carangola, enquanto outros falavam sobre a aquisição de um terreno próximo ao Distrito de Lacerdina, vozes que, apesar de menores, eram percebidas.

“O Povo merece mais respeito” era a faixa 
que abria o caminho das manifestações.
Carangola, a Terra do "já teve", 
mostrava o cartaz.
Também no meio do povo partidários de oposição ao atual Prefeito de Carangola distribuíam cópias de um Parecer do Procurador Regional Eleitoral de Minas Gerais, Eduardo Morato Fonseca em que o mesmo pede a reforma da sentença dada em Primeira Instância, que favoreceu ao Prefeito Luiz Cezar Soares Ricardo e o vice Flávio Dias Queiroz solicitando "a Sanção de cassação dos respectivos diplomas" fundamentado no disposto no parágrafo 2º do Art 30 - A da Lei 9.504/97.
Um dos momentos mais apreensivos da manifestação em Carangola foi quando alguns rojões explodiram na Praça da Matriz, quando, de pronto, os autores foram identificados pelo serviço reservado da Polícia Militar.
Em frente à Prefeitura o coro dos manifestantes perguntou durante alguns minutos "Cadê o prefeito?" enquanto  alguns dos que assistiam à manifestação diziam uns para os outros "Está em sua casa em Pedra Dourada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário