terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Médico anuncia o risco de fechamento do Hospital Evangélico de Carangola

Durante a Audiência Pública ocorrida no dia 5 na Câmara Municipal de Carangola para tratar da Emenda Popular que visa democratizar a distribuição de recursos financeiros do orçamento geral da União e que, no caso de Carangola, serão destinados R$ 600 mil, o Dr. Fabrício Machado Silveira usou da tribuna para anunciar que o Hospital Evangélico de Carangola - HEC - passa por uma situação crítica e que ele "não quer que o HEC afunde porque muita gente que busca recursos médicos em Carangola pode morrer", enfatizando, "certamente não serão os abastados, mas as pessoas mais pobres".
As palavras do médico trouxeram naquele momento apreensão aos presentes e ele aproveitou a ocasião para conclamar a todos em ajudar o hospital.

O Presidente da ABRALUZ, Albino Neves, disse que um dos principais fatores para que os hospitais de Carangola não recebam mais recursos é a eleição de Deputados cujas bases eleitorais, e eles próprios, possuem hospitais. Deputados estes que não têm suas raízes fincadas em Carangola e que, portanto, não tem porque produzirem frutos para o Município e aproveitou para conclamar a todos a unirem-se em favor do HEC.
O ex-Presidente da Câmara, Francisco Cabral, lembrou que quando a Casa de Caridade estava em situação semelhante foi feito um movimento regional para salvar aquele hospital e que não é possível que os hospitais empobreçam enquanto os médicos enriquecem e reforçou a importância de mobilização a favor do hospital enfatizando que Carangola é referência na Saúde.
Também se manifestaram a favor do HEC os Vereadores Ronaldo Detetive, Luciano Amaral e Carlos Benedito, ficando ajustado que será estudada uma data para realização de uma Audiência Pública para tratar da questão, sendo sugerido pelos Vereadores que se manifestaram a realização de uma campanha, conforme fazem outros hospitais, quando os cidadãos possam fazer doações vinculadas às contas de água, luz e telefone.
O provedor do HEC, Dr. Waulio Mattos, tem buscado informações e ajuda com diversas pessoas que militam na saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário