terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dr. Robert Lopes recebe a Medalha Desembargador Hélio Costa no dia da morte de seu mestre

A cada 2 anos o Tribunal de Justiça de Minas Gerais homenageia, com a Medalha Desembargador Hélio Costa, personalidades que se destacam no judiciário mineiro. Este ano o escolhido por uma Comissão que foi presidida pela Juíza Dra. Fabiana Cristina Cunha de Lima Brum, foi o ex-Juiz da Comarca de Carangola, Dr. Robert Lopes de Almeida, em Solenidade que aconteceu no salão do Fórum Xenofonte Mercadante, no dia 15 com início às 20h, Solenidade essa presidida pela Juíza Dra. Edna Márcia Lopes Caetano.
Além de servidores do Fórum, a solenidade contou com a presença do Juiz da Comarca de Tombos, Dr. Alexandre Soares, do Promotor de Justiça Dr. Silvio Landim, do Presidente Subseção da OAB, Dr. Dejalma Antônio da Silva, do Delegado de Polícia, Dr. Jorge Alexandre, do Tenente/PM Marcelo Resende, do Secretário Municipal Antônio Carlos Mansur, representando o Prefeito Patrick Drumond, da Secretária Ana Maria, do Decano dos Advogados, Dr. Ziba Alves de Assis e inúmeros outros Advogados, representantes de entidades carangolenses, além de amigos e outros convidados, tendo sido o Mestre de Cerimônia o Dr. Antônio Luiz Viana auxiliado pelas Servidoras Ilma Magalhães e Eliana Arruda de Mattos.
O Ministério de Louvor apresentou as músicas Sonda-me e Teu amor me fascina.

Dra. Edna leu o Currículo do Dr. Robert, que  informava que a primeira vez que atuou em Carangola foi como Delegado de Polícia e depois retornou ao Município, desta feita como Juiz, tendo sido depois promovido para a Comarca de Betim, onde continua. No meio de sua explanação sobre a pessoa do homenageado, Dra Edna pediu a todos um minuto de silêncio, pois naquele dia morria o Jurista que dá nome à medalha, Dr. Hélio Costa, passando a seguir a discorrer sobre a importância do Jurista para a Justiça de Minas e do Brasil.
Medalha e Diploma - A Medalha Hélio Costa e o Diploma que certifica a homenagem foram levados em bandeja por Eliane Arruda e entregue ao homenageado Dr. Robert, pela Juíza Dra. Edna. Logo a seguir Dr. Antônio Viana leu várias mensagens enviadas ao homenageado.
Depoimentos e Fotos - Durante a homenagem foram apresentados vários depoimentos de amigos e membros da Advocacia e Judiciário, tendo sido o primeiro deles o do Dr. Ziba Alves de Assis que lembrou que a Justiça se faz com respeito ao próximo e temor a Deus e isso Dr. Robert sempre teve. Já a ex-Juíza da Comarca Dra. Walesca Oliveira Moraes, classificou Dr. Robert como "um homem de valores importantes". Também cada servidor do Fórum em uma palavra expressou como via o homenageado e ao final foram projetadas várias fotos de sua passagem por Carangola no telão, tendo a seguir Dra. Edna, em nome dos Magistrados e servidores, entregue uma Placa para o Dr. Robert e alguns servidores uma lembrança.

Dr. Robert disse que, entre todas as vezes que assistiu a uma entrega desta Medalha, nenhuma foi tão extensa e significativa e que depois de todas as apresentações, homenagens e palavras dirigidas a ele, receber a Medalha tornou-se um complemento. Falou também que gostava de falar com o coração e lembrou que o Dr. Hélio Costa foi seu Professor de Direito e que tinha por ele grande admiração e respeito.
O homenageado agradeceu à Comarca a escolha de seu nome e lembrou que " a Deus toda a glória", lembrando que não era fácil sintetizar em um discurso quase 5 anos de passagem pela Comarca de Carangola, onde encontrou tantos amigos, tornou-se cidadão das Minas Gerais, tendo sido adotado como cidadão de carangolense. Agradeceu a esposa Príscilla, que muito o ajudou, "ou melhor, me carregou no colo, para que eu pudesse desempenhar o papel de pai, de marido e Juiz" e arrematou dizendo, "essa foi a maior homenagem ao Desembargador Hélio Costa que já vi".
No encerramento da Solenidade Dra. Edna lembrou que toda a homenagem é justa feita ao Dr. Robert, pois "as pessoas passam e as atitudes ficam".
A Juíza foi surpreendida por todos que cantaram o "Parabéns para você", tendo em vista ter sido seu dia natalício, logo a seguir foi oferecido um coquetel a todos que tiveram a oportunidade da troca de presentes e de cumprimentar o homenageado.

Um comentário: