*O Ministério da Educação - MEC, definiu-se oficialmente sobre a autorização para a implantação, na FAVALE/UEMG, para os Cursos de Graduação em Enfermagem e para o Ensino à Distância - EAD.
"Depois de uma longa reestruturação financeira, logística e de pessoal que começou em 2006, a FAVALE/UEMG, hoje, mais do que nunca, tem motivos para comemorar, pois, além do processo acelerado para a Estadualização, que começará em 2012 de acordo com cronograma do Governo de Minas Gerias, agora no mês de julho tivemos a grata felicidade de receber do MEC sinal verde para, em tempo hábil, implantar o Ensino à Distância - EAD, que já esta com todo seu processo postado no sistema do MEC, aguardando somente a visita "in loco" para a avaliação do Campus e sua estrutura, para se iniciar os cursos na modalidade do EAD, com pedido inicial de 400 vagas para 2012" ressaltou o Presidente do Conselho da Fundação Fafile/UEMG, Prof. Braz Cosenza.
Segundo Braz, no processo-aprendizagem em EAD, o aluno busca um aprendizado independente, auxiliado na maioria das vezes por intermédio das tecnologias (Internet, Wiki, Fórum, Chat, Videoconferência), onde Professores e alunos estão separados espacialmente e/ou temporalmente, mas com as seguintes vantagens: Acessibilidade - O aluno pode fazer o curso de qualquer lugar do país ou até do exterior, diminuindo as barreiras geográficas. Basta ter um computador ligado à Internet para entrar no ambiente virtual; Individualização da Aprendizagem - O aluno é quem define seu horário de estudo e de acesso ao ambiente do curso, ampliando a possibilidade de estudos e contemplando diferenças no ritmo de aprendizagem; Autonomia - O aluno planeja e organiza seu ritmo de estudo, otimiza o tempo livre e ainda se mantém próximo de sua família; Qualidade do Ensino - O EAD possibilita o aprimoramento de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, pois atende a variados perfis de alunos e, por fim, cita o Prof., "a um menor custo do curso por estudante".
O Prof. Braz Cosenza destaca que "espera-se já para o próximo semestre a implantação definitiva do EAD no Campus da FAVALE/UEMG, e para isso já estão sendo realizados investimento em infra-estrutura (adequação da internet banda-larga, compra de equipamento tecnológico) e de pessoal (treinamento de Professores e funcionários em programas que utilizam ambientes virtuais) já que possuímos uma larga experiência advinda do Projeto Veredas, que teve uma característica semi-presencial, aplicados em mais de 20 Municípios no norte de Minas Gerais, e a implantação do uso da Plataforma Moodle (utilizada pela UFV, UFJF e UFMG, entre outras Federais do Brasil), já utilizando a metodologia de EAD nos cursos de Graduação da FAVALE/UEMG" enfatiza.
Um dos grandes sonhos, tanto da Fundação FAFILE quanto da FAVALE/UEMG, "é a implantação de novos cursos, e em especial o de Enfermagem, que teve um inicio entre 2004 a 2005, porém não teve a devida continuidade" lembra Braz ressaltando que, "a pedido da Fundação FAFILE, através do seu Conselho de Curadores, o projeto foi todo reestruturado às novas exigências do MEC, que mudam constantemente, e agora, com o posicionamento favorável do MEC, é só cumprir o que se determina para tentar disponibilizar o Curso para o vestibular 2012".
O Presidente da Fundação FAFILE, Prof. Braz Cosenza, garante que "a Instituição não medirá esforços para cumprir as exigências do MEC" destacando que a FAVALE/UEMG, tem vários pontos a seu favor, "entre eles, laboratórios de Citologia, Morfologia e Fisiologia já implantados e ainda no segundo semestre estará pronto o Anatômico e o laboratório de Bioquímica e Microbiologia, além de uma infra-estrutura de sala, Biblioteca e Auditório únicos na região". Outro fato apontado como positivo "é que contamos também com o apoio e parceria da Unimed Vale do Carangola, Casa de Caridade de Carangola, Hospital Evangélico e Prefeitura Municipal de Carangola" enfatiza o Professor - Presidente.
O Curso de Enfermagem tem como currículo básico disciplinas como Anatomia, Patologia, Microbiologia, História da Enfermagem, Primeiros Socorros, Clinica Cirúrgica, Políticas de Saúde entre outras, e como campos de atuação, Hospitais, Clinicas Médicas, Postos da Saúde, Centros de Assistência ao Idoso, Enfermarias de grandes indústrias, entre outras. Foram solicitadas 100 vagas para a implantação do Curso na FAVALE/UEMG.
Para o Presidente da Fundação FAFILE, Prof. Braz Cosenza, grande parte de todo esse trabalho de reestruturação do Curso de Enfermagem, e a implantação do EAD, deve-se especialmente à Diretora Pedagógica Profa. Carmem Helena Barradas Calito e sua equipe de Professores e funcionários, que, com muita competência, trabalho duro e visão de futuro norteiam os caminhos da FAVALE.
"Para Carangola e toda a região a implantação do EAD e o Curso de Enfermagem, darão novos ares de investimento e de crescimento, já que muitos alunos virão estudar aqui em Carangola, movimentado o comércio e toda a estrutura da cidade, além da qualificação profissional em uma cidade que é um grande portal macro-regional na área da Saúde" arremata Braz Cosenza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário