domingo, 10 de julho de 2011

D. Quita morre um mês depois de ser reconhecida como a pessoa mais velha do mundo

*O Guinness World Records reconheceu, no dia 18 de maio, ser a carangolense D. Quita - Maria Gomes Valentim - a pessoa mais velha do mundo com 114 anos e 313 dias, desde então, "Vó Quita" passou a ser assediada todos os dias pela imprensa escrita e falada do país, bem como passou a receber visitas de várias pessoas  que queriam conhecê-la.
Da quietude de seus quase 115 anos, D. Quita mudou o ritmo de vida que lhe garantia a longevidade.
No dia 21 de junho, a um mês e três dias após o reconhecimento do Guinness, D. Quita veio a falecer na Casa de Caridade de Carangola, onde ficou internada desde o dia 19, com o quadro clínico de pneumonia comunitária aguda, quadro que piorou vindo a tornar-se uma infecção generalizada, levando-a ao falecimento por falência múltipla dos órgãos.
A morte de "Vó Quita" deixou a população carangolense entristecida, pois com a popularidade alcançada pelas inúmeras reportagens, ela passou de um quase anonimato a uma referência na vida de Carangola.
"Vó Quita" era trisavô. Casou-se com João Valentim em 1913 tendo ficado viúva em 1946. Do casamento tiveram 1 filho, do qual vieram 4 netos, sete bisnetos e cinco trinetos.
A centenária carangolense ficou marcada na história de Carangola onde nasceu, viveu e transformou-se na pessoa mais velha do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário