O Dr Diógenes de Araújo Netto - DAN, faleceu dias antes de receber a "Condecoração da Inconfidência", que lhe seria entregue pelo Governador do Estado, no dia 21 de abril.
Em Divino/MG, onde residiu durante alguns anos, DAN exerceu as funções de Juiz de Direito, Educador e Pacificador.
DAN chegou a Divino como Juiz de Direito da Comarca, em 1958 quando era Governador do Estado o Dr. Bias Fortes e Prefeito do Município o Sr Alfrêdo Cândido de Oliveira.
Com a instalação da Comarca, no final da década de 50, e a criação da Escola da CNG, a comunidade divinense lucrou muito. Cresceu e progrediu. Antes Divino era um reduto da "política de Carangola". Um vem e volta.
No exercício da função de Juiz de direito, DAN assume a Direção da Escola Comunitária e, paralelamente, com a Magistratura, exerce o Magistério.
Como Diretor, DAN põe em prática o dom de Professor exímio, já demonstrado no Colégio Evangélico de Alto Jequitibá, onde estudou e lecionou.
Como Juiz, administrou Justiça e educou. Suas decisões, no Cível, eram irretocáveis. Ele sabia o que queria e como consegui-lo.
Em Divino DAN sofreu sua maior decepção. Foi cassado injustamente pela "Quartelada" pelo simples fato de administrar a Justiça corretamente. Não obstante à gritante injustiça, ele venceu. E venceu porque não guardava rancor no coração. Pelo contrário, sabia perdoar e perdoava. Era do seu temperamento esse gesto de perdão, baseado na expressão: no final o Bem triunfa. E triunfou.
Como pacificador, DAN foi sócio-fundador do Rotary Club Divinense, que tinha e tem como objetivo desarmar espíritos desavindos, na mesa da refeição comum, em prol da "Família Divinense".
(*) Ziba Alves de Assis
Nenhum comentário:
Postar um comentário